Os segredos da civilização Maia ainda estão sendo revelados. Arqueólogos encontraram construções de séculos atrás escondidas em uma floresta no estado mexicano de Cempeche, dentro da Reserva Bioesfera Balam Kú. As estruturas foram localizadas utilizando imagens do LiDAR, sensor que vem revolucionando as descobertas de cidades perdidas nos últimos anos.

O estudo foi conduzido pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH). Entre as estruturas localizadas está uma pirâmide maia, um centro cerimonial e uma quadra de esportes, todos pertencentes a civilização que habitou a região séculos atrás.

publicidade

De acordo com o órgão, em um comunicado, a arquitetura dessas edificações é mais simples do que outras estruturas maias já vistas. Isso provavelmente é consequência do local em que os assentamentos foram encontrados: um terreno difícil de plantar.

Leia mais

publicidade

Apesar disso, o valor das construções é considerado inestimável, já que pode revelar mais sobre o estilo de viva da civilização maia daquela região.

Núcleo do local com quadra de bola onde foram encontradas partes de uma subestrutura. Visualização de dados LiDAR Žiga Koka.

O que foi encontrado escondido em floresta no México?

  • Segundo o INAH, entre os destaques está uma pirâmide, de forma irregular e estruturas alongadas, feita no centro do que parece ser uma praça principal em cima de uma colina.
  • Já na parte externa do conjunto foi observado um canal que drenava a água que se acumulava na praça, associado a uma fase inicial da praça, que foi coberta durante a reforma posterior.
  • Os arqueólogos falam ainda de um local que, embora não seja grande em capacidade era bastante alto e servia como um centro cerimonial, com cerca de 13 metros de altura.
  • No lado exterior também foi encontrado o que parece ter sido uma quadra de esportes, que data de cerca de 300 d.C. O campo está coberto por vegetação e possui vestígios de tinta.
Boca exterior do túnel de drenagem. Foto: Vitan Vujanović.

O que é o sensor LiDAR?

O sistema LiDAR permite que os cientistas mapeiem florestas densas vendo através da copa das árvores. Outras cidades já foram achadas usando o recurso. A tecnologia óptica de identificação remota mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância e/ou outra informação a respeito de um determinado objeto distante.