Elementos que indicam a presença de água foram encontrados na atmosfera de um exoplaneta metálico O planeta HD149026b, também chamado de Smertrios, está localizado a cerca de 257 anos-luz de distância da Terra e é recheado de mistérios.

O nome Smertrios é em homenagem ao deus da guerra na mitologia gaélica. Observações feitas em 2023 com o James Webb revelaram que ele é rico em elementos pesados, ou seja, outros elementos além do hidrogênio e o hélio.

Além disso, da sua estranha concentração de elementos pesados, o HD149026b também é conhecido como Júpiter quente. A temperatura média da atmosfera do planeta é de 1425 graus Celsius, 3 vezes mais que Vênus, o planeta mais quente do nosso sistema solar.

Essas altas temperaturas do exoplaneta são explicadas porque ele é muito próximo da sua estrela, tão curta que um ano lá dura apenas 3 dias terrestres. Mas essa proximidade do Smertrios com seu sol não justifica ele ser rico em elementos pesados.

Exoplaneta HD149026b comparado com outros planetas (Imagem: Wikimedia Commons)

Descoberta de água em planeta alienígena

Agora, para investigar a atmosfera do planeta bizarro, astrônomos usaram o espectrógrafo CARMENES , um instrumento no Observatório Calar Alto, na Espanha. Quando um planeta como Smertrios transita pela face de sua estrela, os elementos em sua atmosfera deixam “impressões digitais” na luz estelar filtrada.

A função do espectrógrafo é justamente ler essas “impressões”. Os resultados da análise revelaram a presença de vapor de água na atmosfera do exoplaneta alienígena. Isso pode trazer respostas sobre a natureza curiosa da atmosfera desse estranho planeta. A pesquisa ainda precisa passar por revisão e foi publicada no arXiv.

A presença de água pode ajudar os pesquisadores a descobrirem a proporção de outros elementos por lá. Em entrevista ao Space.com, Ali Rafi, líder da pesquisa, explicou que assumir que o oxigênio elementar é mais abundante que o carbono elementar na atmosfera de gigantes gasosos quentes como Smertrios significa que a água e o monóxido de carbono são duas das espécies “traçadoras” mais abundantes que podem explicar a natureza dessa atmosfera.

Portanto, se pudermos restringir a abundância de ambas as moléculas, seremos capazes de restringir a proporção de carbono atmosférico para oxigênio, o que é muito importante porque poderia atuar como um tipo de traço característico para a formação e história da evolução de planetas gigantes gasosos como HD 149026 b. Encontrar água na atmosfera é o primeiro passo para tal caracterização, daí sua importância

Ali Rafi

O vento sopra para qual lado?

Outra curiosidade do planeta é que ele está tão próximo de sua estrela que está com um lado permanentemente iluminado e extremamente quente (e consequentemente outro completamente escuro e mais frio). Isso é chamado de bloqueio por maré.

A questão é que normalmente em gigantes gasosos com essa condição, a enorme diferença de temperatura entre o lado quente do dia e o lado mais frio da noite cria ventos atmosféricos extremamente rápidos que podem atingir velocidades de até 8.046 km/h.

Isso faz com o que o evento sempre sopre do lado diurno para o noturno. Mas no Smertrios, o oposto acontece. “Como estamos vendo o planeta quando ele transita, os ventos soprando para o lado noturno significam que eles sopram na direção do observador, e isso faria com que o espectro de absorção planetária fosse deslocado para o azul”, disse o pesquisador.

“No entanto, o que descobrimos é que ele é deslocado para o vermelho, e isso foi uma grande surpresa para nós. Podemos pensar em vários cenários que podem explicar o fato de que pode realmente haver ventos que sopram do lado noturno para o lado diurno”, completou ainda.

Analisando a química da estrela-mãe do planeta e sua formação há milhões ou bilhões de anos, os astrônomos acreditam que provavelmente o disco protoplanetário que originou o Júpiter quente possuía muito mais carbono comparado ao oxigênio, do que o encontro no início do nosso sistema solar.

Agora, os pesquisadores pretendem continuar estudando Júpiter quentes até que possam descobrir mais informações sobre essas diversas composições atmosféricas deles.