Instagram vem testando recurso ‘Super Like’ para Stories

O Instagram não confirma oficialmente estar trabalhando nesse recurso, mas uma descoberta indica que a função vem sendo desenvolvida
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 18/07/2024 19h33
instagram
(Instagram: Jimmy Tudeschi/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

De acordo com uma descoberta no código de back-end da versão mais recente do aplicativo do Instagram, a plataforma está trabalhando em lançar o recurso do “Super Like” para Stories.

Quem fez a descoberta foi o engenheiro de aplicativos Alessandro Paluzzi, compartilhando o que encontrou em seu perfil no X:

Paluzzi demonstrou que o Super Like do Instagram, pelo menos em sua forma atual, permitiria que o usuário utilize o recurso pressionando e segurando o botão curtir na tela; como resultado, o dono daquele conteúdo seria notificado que recebeu a curtida diferenciada.

O Super Like é um recurso que já foi visto em outras plataformas e aplicativos, e talvez o seu uso mais popular seja em aplicativos de relacionamento, como o Tinder, onde seu uso pode dar destaque maior a alguém que o usuário realmente gostou e deseja conseguir um match.

Não seria o primeiro recurso que o Instagram copia de outra plataforma: os próprios Stories já são uma funcionalidade que nasceu primeiro no Snapchat, e o Instagram Reels é uma clara cópia dos vídeos curtos do TikTok.

Leia mais:

Instagram
O Super Like nos Stories foi descoberto no código back-end do aplicativo do Instagram (Imagem: Shutterstock)

Super Like no Instagram será limitado a um uso por dia

  • Paluzzi ainda demonstrou por uma captura de tela que os usuários só poderão usar a opção do Super Like uma vez por dia.
  • Podemos constatar com isso que o recurso não será uma função paga (pois isso limitaria o potencial de ganhos do Instagram), e sim uma simples adição para expressar seu interesse de um jeito novo, mas com limitações.
  • Em aplicativos como o Tinder, o Super Like também é usado uma vez por dia gratuitamente, mas há a opção de pagar para usar o recurso mais vezes ou ilimitadamente.

O Instagram ainda não se pronunciou oficialmente sobre o recurso, portanto, não há previsões de quando ele pode ser lançado ao público.

Função de Super Like é mais conhecida por existir em aplicativos de relacionamento – Imagem: Primakov/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.