A resposta de quem é o homem mais rápido do mundo está na ponta da língua de milhões de pessoas. O jamaicano Usain Bolt mantém esse título há mais de uma década, desde 2009, quando marcou impressionantes 9,58 segundos na prova dos 100 metros rasos do Campeonato Mundial daquele ano.

O carro mais rápido do mundo? O Guinness World Records trabalha com diferentes categorias. Para veículos de passeio, o recorde pertence ao Koenigsegg Agera RS, que atingiu 447,19 km/h em 2020. Esse número, porém, deve cair em breve.

publicidade

Leia mais

As duas curiosidades acima são relativamente comuns. Algo que as pessoas pesquisariam na internet ou falariam sobre. Ou simplesmente saberiam, pois isso é uma espécie de ativo dentro do universo da cultura inútil.

publicidade

O que pouca gente fala é no objeto mais rápido do mundo. Ou melhor, do objeto mais rápido já feito pelo ser humano. Já te adianto duas coisas: ele não está no planeta Terra neste momento e você nunca imaginaria uma velocidade tão alta.

O objeto mais rápido é uma sonda espacial

O lançamento da sonda Parker Solar Probe ocorreu em 2018 – Imagem: Divulgação/Nasa
  • Sim, é a sonda espacial Parker Solar Probe, da NASA.
  • Ela completou seu primeiro sobrevoo histórico ao redor do Sol em 2021.
  • A velocidade máxima, porém, foi registrada dois anos depois, na sua 17ª passagem próxima da nossa mais importante estrela.
  • Em 2023, a Parker Solar Probe atingiu incríveis 635.266 quilômetros por hora.
  • Para ter uma ideia, nessa velocidade você conseguiria dar a volta ao mundo em 4 minutos.
  • Ou viajaria de Nova York, na costa leste dos Estados Unidos, para Los Angeles, na costa oeste, em 22 segundos.
  • Ou ainda poderia fazer uma viagem da Terra para a Lua em 36 minutos.
  • Esse vídeo da Universidade Johns Hopkins mostra a trajetória percorrida pela sonda (ela é o traço vermelho):

Como ela consegue ser tão rápida?

A Parker Solar Probe atinge essas velocidades alucinantes usando tanto tecnologia de engenharia quanto as forças gravitacionais em jogo em nosso universo.

publicidade

A espaçonave foi lançada em agosto de 2018 usando o foguete Delta IV Heavy, um sistema de lançamento extremamente poderoso que fornece o impulso necessário para escapar da gravidade da Terra e colocar a sonda em sua trajetória em direção ao Sol.

Uma vez no espaço, ele usa um sistema de propulsão movido a energia solar para ajustar sua órbita. No entanto, grande parte de sua velocidade é adquirida pela enorme gravidade exercida pelo próprio Sol, que efetivamente puxa a sonda para sua órbita.

publicidade

Vênus, um vizinho próximo da Terra, também desempenha um papel. À medida que as órbitas da Parker Solar Probe e do corpo celeste convergem, a espaçonave é manobrada na frente do planeta.

E, só para constar, a sonda não derrete, pois tem um escudo térmico poderoso. A Parker Solar Probe tem vários objetivos científicos, como entender o fluxo de energia que aquece e acelera a coroa solar e o vento solar, bem como a dinâmica do plasma e dos campos magnéticos.

As forças gravitacionais do nosso Sol têm papel importante nas altas velocidades que a sonda já atingiu – Imagem: © Miguel Claro via Royal Observatory Greenwich

A missão ainda está ativa na NASA. E agora você sabe qual é o objeto mais rápido já feito pelo homem!

As informações são do IFL Science.