Setor de pesquisa da Disney tem uma prioridade “fofinha”; entenda

Na vanguarda no desenvolvimento de robôs, gigante do entretenimento trabalha em robô inspirado em Star Wars para se conectar com pessoas
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 23/07/2024 06h30
Imagem mostra um robô inspirado no personagem BD-1, se Star Wars.
Novo robô da Disney é inspirado em Star Wars (Imagem: Divulgação/Disney Research Hub)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Enquanto as companhias preparam robôs funcionais e tecnológicos, o Disney Research Hub, braço de pesquisa da empresa, tem objetivo diferente. A gigante do entretenimento quer robô com linguagem corporal natural, estilo e personalidade de sobra para encantar o público (especialmente os fãs de Star Wars).

O modelo é baseado no droide BD-1, que fez sua primeira aparição no jogoStar Wars: Jedi Fallen Order”, de 2019.

Imagem mostra um robô inspirado no personagem BD-1, se Star Wars, ao lado de um banco de madeira. Ele está sendo controlado por controle remoto
Robôzinho é controlado por controle remoto (Imagem: Divulgação/Disney Research Hub)

Robôs da Disney serão baseados no universo Star Wars

  • Ao contrário do restante do setor, os robôs da Disney focam justamente no que a empresa quer oferecer: entretenimento e conexão;
  • O BD-1, que servirá como inspiração para a máquina, é um droide que apareceu no game de Star Wars em 2019, chamando atenção por sua curiosidade e companheirismo aos personagens;
  • Uma das características principais do aparelho era a expressividade de movimentos, sendo capaz de se comunicar apenas com a linguagem corporal;
  • É justamente isso que a Disney quer replicar em sua nova leva de robôs.

Imagem mostra o robô BD-2 da Disney ao lado de uma mulher, que passa a mão na cabeça dele
Nova leva de robôs da Disney não teve seu destino confirmado (Imagem: Divulgação/Disney Research Hub)

Disney já fez progresso para trazer robôs à vida

Como lembrou o New Atlas, em 2023, a equipe de pesquisa da Disney projetou um sistema de controle de movimento pensando nessa leva de robôs com linguagem corporal marcante.

O entretenimento é uma prioridade, mas não a única. Apesar de os robôs da Disney não serem como os outros do mercado (o BD-1 não trabalhará em uma fábrica tão cedo, nem mesmo como humanos), a empresa também está na vanguarda do setor de robótica, com máquinas projetadas para terem personalidade única e movimentos ainda não vistos no setor.

Os modelos inspirados no BD-1 seguirão a mesma linha: além de reafirmarem a Disney no setor dos robôs, vão operar de forma natural perto das pessoas para entregar experiência marcante por meio dos movimentos.

A equipe de pesquisa da Disney divulgou uma demonstração do que essa nova leva de robôs inspirados no personagem de Star Wars pode fazer, incluindo o sistema de controle remoto que opera a máquina. Veja:

No vídeo, é possível ver como o robozinho mantém a personalidade conhecida no jogo mesmo diante dos obstáculos, incluindo uma demonstração de interação com humanos.

Leia mais:

Parques? Filmes? Robôs ainda não tiveram destino confirmado

O Disney Research Hub ainda não revelou onde os robôs BD-1 serão usados. É possível que eles façam parte de alguma apresentação na área dedicada à saga Star Wars, ou sejam atração ambulante nos parques da empresa.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.