Uma dose de um novo spray nasal melhora a memória e elimina proteínas associadas à doença de Alzheimer de dentro das células cerebrais, revela pesquisa. A novidade criada por pesquisadores da University of Texas Medical Branch (UTMB) promete abrir caminho para novos tratamentos.

O spray nasal inovador contém anticorpos que seletivamente atacam e eliminam aglomerados anormais de proteínas tau, ajudando ainda a restaurar a função cognitiva.

Spray nasal é alternativa não invasiva de imunoterapia

Para o Dr. Rakez Kayed, professor do Departamento de Neurologia da UTMB e autor do estudo publicado na revista Science Translational Medicine, a abordagem do spray nasal “abre novos caminhos para a administração não invasiva de anticorpos diretamente no cérebro, e é promissora para muitas doenças neurodegenerativas”.

Créditos: Gabriel Sérvio/Imagem criada por DALL-E

Nossa pesquisa destaca o potencial da imunoterapia nasal para atingir efetivamente agregados intracelulares de tau — fator primário de neurodegeneração e declínio cognitivo em doenças como Alzheimer.

Dr. Rakez Kayed, professor do Departamento de Neurologia da UTMB

O que são as proteínas tau?

• Em cérebros saudáveis, as proteínas tau estabilizam os microtúbulos, que fornecem a estrutura para as células e ajudam a transportar nutrientes;
  • Mas quando essas proteínas se dobram incorretamente, elas podem se aglomerar em emaranhados neurofibrilares que interrompem a função dos neurônios e contribuem para o declínio cognitivo;
  • Pesquisas anteriores descobriram que a progressão da doença ocorre por meio de um mecanismo de “semeadura”, onde sementes tóxicas de tau são liberadas da célula para o ambiente extracelular, onde se propagam.

A nova terapia intranasal chega rapidamente ao cérebro pela via anatômica do nariz e tem como alvo os agregados de tau relevantes para doenças.

Primeiros testes do spray nasal

Uma dose única do anticorpo chamado TTCM2 foi administrada em camundongos idosos geneticamente alterados para expressar tau humano. Após três horas, o tratamento foi distribuído para várias regiões do cérebro, “limpando” agregados de tau intracelulares e nas conexões sinápticas entre neurônios no cérebro.

Quando submetidos a testes comportamentais, os camundongos tratados também tiveram um desempenho “notavelmente melhor”, sugerindo que o tratamento aliviou a perda de memória de curto prazo. Os pesquisadores também notaram um aumento nos biomarcadores no hipocampo, região do cérebro associada à formação da memória e funcionamento cognitivo.

spray nasal alzheimer
Spray nasal inovador contém anticorpos que seletivamente atacam e eliminam aglomerados anormais de proteínas tau relacionados à doença. (Imagem: Mouse family/Shutterstock)

A descoberta tem grande potencial como tratamento para a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas causadas pelo acúmulo patológico de proteína tau.

Esse avanço pode impactar significativamente as estratégias de tratamento para Alzheimer, oferecendo uma nova esperança para milhões de pacientes que sofrem dessas condições debilitantes

Sagar Gaikwad, primeiro autor do estudo e pesquisador de pós-doutorado na UTMB

Os pesquisadores planejam continuar com os ensaios pré-clínicos do spray nasal. Ainda não há previsão para testes em humanos.