Em um relatório de 16 páginas divulgado nesta semana, a Mozilla e a AI Forensics detalham como o TikTok Lite, uma versão mais leve do aplicativo destinada a pontos com conectividade limitada, tem “discrepâncias alarmantes” quando se trata de recursos de segurança, vários dos quais contradizem as próprias políticas da TikTok.

O TikTok Lite, que não está disponível nos EUA nem na maior parte da Europa, foi lançado no início deste ano na França e na Espanha.

publicidade

O aplicativo, que consome menos bateria, ocupa menos armazenamento e consome menos dados, já conta com mais de 1 bilhão de downloads.

Imediatamente chamou a atenção dos reguladores devido a um programa que premiava os usuários em dinheiro pelo envolvimento com o conteúdo, criando uma atmosfera viciante. O TikTok encerrou rapidamente o programa de recompensas, mas o aplicativo continua sob análise.

publicidade

O estudo teria descoberto que o TikTok Lite sacrifica a proteção do usuário em duas áreas principais. Primeiro, não possui rótulos de advertência para vídeos potencialmente prejudiciais, como pegadinhas, conteúdo relacionado à saúde, conteúdo gráfico, desinformação política e conteúdo gerado por IA.

Em segundo lugar, faltam controles básicos do usuário para bloquear determinados conteúdos ou palavras-chave e definir limites de tempo de uso, como faz o aplicativo TikTok principal.

publicidade

O TikTok permite definir limites diários de tempo de tela ou agendar intervalos se você rolar por um determinado período. A versão Lite do aplicativo não possui essas mesmas opções.

tiktok lite
Brechas de segurança no TikTok Lite ocorrem por escolha de quem projeta o aplicativo, segundo o relatório – Reprodução: Aaron Weiss/Unsplash

Leia mais:

publicidade

O cofundador da AI Forensics, Claudio Agosti, diz que o TikTok fez essa escolha deliberadamente. “Os recursos de segurança que faltam ao TikTok Lite não são complexos e são perfeitamente compatíveis com um aplicativo de largura de banda menor”, ​​escreveu ele no estudo.

“A decisão do TikTok de ignorar essas medidas de segurança é claramente uma escolha, não uma necessidade técnica”, completou Agosti.

Como o TikTok Lite não sinaliza conteúdo, explica o estudo, facilita que conteúdos que vão contra a política do aplicativo, como vídeos explícitos, gráficos ou perigosos, cheguem aos espectadores. A Mozilla e AI Forensics estão convocando a ByteDance para fazer três alterações no TikTok Lite.

O que o TikTok Lite deveria alterar por questões de segurança

  • TikTok Lite precisaria criar medidas no app, como rótulos avisando o tipo de conteúdo, que avisem e protejam contra desinformação, comportamento perigoso, conteúdo gerado por IA e conteúdo gráfico.
  • As duas organizações pedem que os usuários do TikTok Lite tenham os mesmos controles que os usuários do aplicativo regular, principalmente para rastreamento do tempo de uso.
  • A ByteDance precisa realizar campanhas no aplicativo educando os usuários sobre a intenção por trás dos recursos que chegam ao app.

O Olhar Digital entrou em contato com o TikTok e aguarda um posicionamento.

ByteDance TikTok
Estudo recomendou que a ByteDance reveja políticas e torne o TikTok Lite mais seguro – Imagem: shutterstock/Ascannio