O TikTok é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, a qual se popularizou pelo compartilhamento de vídeos curtos de ‘dancinhas’ virais e dublagens. Além disso, o app detêm inúmeras funcionalidades e ferramentas, o que acaba por deixar o software muito pesado para o sistema de armazenamento de alguns dispositivos. Por isso, a ByteDance, empresa chinesa responsável pela plataforma, lançou a versão Lite da mídia digital.

O TikTok Lite ocupa menos espaço na memória do celular, o que pode ser uma boa alternativa para quem não tem muito armazenamento sobrando. Contudo, pode ser que algumas diferenças para a versão convencional impactem a experiência de alguns usuários. A seguir, entenda as mudanças entre cada software.

publicidade

Leia mais:

Quais as diferenças do TikTok Lite?

Logo do TikTok Lite
Reprodução: Shutterstock

Ao entrar na loja de aplicativos de um celular e escolher um app para realizar o download, o usuário se depara com uma série de informações. Uma delas se refere ao tamanho do software, que é o equivalente a quantidade de espaço a qual ele deve ocupar dentro da memória do dispositivo no qual será instalado. Este valor, contudo, não é fixo e pode mudar conforme novas atualizações forem disponibilizadas pela fabricante, bem como ao baixar funcionalidades ou ferramentas adicionais, e conforme o cachê do app for crescendo.

publicidade

Em outras palavras, se você baixa um app com 30 MB, é possível que após algum tempo, esse tamanho dobre ou triplique. Pensando nisso, as desenvolvedoras de aplicativos famosos costumam criar uma versão mais leve, como é o caso do TikTok Lite.

A principal diferença entre a versão convencional e a Lite é o tamanho do aplicativo; enquanto a primeira requer um mínimo de 82 MB, a segunda precisa de apenas 10 MB. O TikTok Lite foi pensado para facilitar a vida do consumidor, mas não do produtor de conteúdo, pois a disponibilidade de ferramentas para edição e os efeitos e filtros são bastante escassos. Desta forma, caso o usuário costume criar conteúdo, é indicado baixar a versão convencional.

publicidade

Fora estas questões, o visual e a navegação pelo app prometem ser bastante semelhantes, a fim de não afetar a experiência do usuário durante o uso. A prova disso é que o TikTok Lite também oferece dinheiro para quem utiliza o aplicativo, seja pela visualização de vídeos ou por compartilhamento de links de inscrição.

O TikTok Lite dá dinheiro?

Sim. É possível arrecadar moedas digitais assistindo vídeos e ao compartilhar o link ou código para seus amigos se inscreverem. Este dinheiro, posteriormente, será transformado em Real e transferido para sua conta bancária.

Posso ter o TikTok e o TikTok Lite no mesmo celular?

Sim. Já é possível utilizar ambos os apps simultaneamente no mesmo celular e logados na mesma conta.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!