Após sete anos de pesquisas, a Toyota e a Universidade de Stanford revelaram seus primeiros carros autônomos de tandem drift. Muito além de impressionar o público, a tecnologia, aplicada a dois modelos GR Supra, também ajuda a simular os desafios de dirigir em superfícies escorregadias, permitindo testar cenários dinâmicos.
Entenda:
- A Toyota e a Universidade de Stanford revelaram seus primeiros carros autônomos de tandem drift;
- O drift envolve deslizar carros em curvas, derrapando com a traseira do veículo e controlando o volante para posicionar as rodas dianteiras em uma direção oposta;
- Na modalidade tandem, carros posicionados em fila indiana (um atrás do outro) devem realizar a melhor volta sem qualquer tipo de contato entre eles;
- Aplicada a dois modelos GR Supra, a nova tecnologia simula condições reais em que os veículos devem responder rapidamente a obstáculos, com o objetivo de “tornar a direção mais segura”;
- Os algoritmos do carro líder foram desenvolvidos pelo Toyota Research Institute, e os do segundo carro foram criados pela equipe de Stanford.
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O drift – ou drifting – é uma técnica que envolve deslizar carros em curvas, derrapando com a traseira do veículo e controlando o volante para posicionar as rodas dianteiras em uma direção oposta. Em competições de drift, os pilotos são julgados tanto por sua velocidade, quanto pela direção e quantidade de fumaça produzida na derrapagem. Na modalidade tandem, os carros – posicionados um atrás do outro – devem realizar a melhor volta sem que ocorra qualquer tipo de contato entre eles.
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Carro autônomo de drift pode aumentar segurança de motoristas
Em comunicado, a Toyota explica que a configuração simula condições reais em que os carros autônomos devem “responder rapidamente a outros veículos, pedestres e ciclistas“, podendo revolucionar a segurança e a adaptabilidade da direção autônoma.
Vale lembrar que, em 2015, a Universidade de Stanford já tinha apresentado um carro autônomo de drift totalmente funcional, convertendo um DeLorean para um trem de força elétrico.
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Os testes com os novos carros autônomos foram realizados no Thunderhill Raceway Park, localizado na Califórnia, EUA. Os algoritmos do carro líder foram desenvolvidos pelo Toyota Research Institute, e os do segundo carro foram criados pela equipe de Stanford.
“Nossos pesquisadores se uniram com um objetivo em mente: tornar a direção mais segura. Quando seu carro começa a derrapar ou deslizar, você confia somente em suas habilidades de direção para evitar colidir. Essa nova tecnologia pode entrar em ação precisamente a tempo para proteger um motorista e administrar uma perda de controle, assim como um drifter especialista faria”, diz Avinash Balachandran, do Toyota Research Institute.