Petrobras descobre reservatório de gás natural na Colômbia

A exploração de gás natural na região é feita por um consórcio formado pela Petrobras em parceria com a Empresa Colombiana de Petróleos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 05/08/2024 14h38, atualizada em 04/01/2025 16h41
petrobras
(Imagem: Donatas Dabravolskas / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Petrobras confirmou a descoberta de um novo reservatório de gás natural na costa da Colômbia. O anúncio da estatal aconteceu nesta segunda-feira (5). O poço fica a 31 quilômetros da costa, no Mar do Caribe, em uma profundidade de 804 metros.

Extensão de reservatório já descoberto pela Petrobras

  • Segundo a Petrobras, o chamado poço Uchuva-2 é uma extensão do reservatório de gás natural Uchuva-1, descoberto em 2022.
  • A localização da nova reserva “agrega informações relevantes para o desenvolvimento de uma nova fronteira de exploração e produção na Colômbia, reforçando o potencial volumétrico para gás na região”.
  • A operação de Uchuva-2, que fica na Bacia de Guajira, começou no último dia 19 de junho.
  • O reservatório se encontra a 76 quilômetros da cidade de Santa Marta.
  • A Petrobras explicou que o poço “está sendo executado em cinco fases, e o intervalo portador de gás foi constatado na fase 4 da perfuração, por meio de perfis elétricos, que serão posteriormente caracterizadas por meio de análises de laboratório”.
  • As informações são da Agência Brasil.
Mapa mostra localização do novo poço de gás natural (Imagem: divulgação/Petrobras)

Leia mais

Local é explorado por consórcio

A exploração do combustível na região é feita por um consórcio formado pela Petrobras em parceria com a Empresa Colombiana de Petróleos (Ecopetrol), que detém 55,56% de participação.

Segundo a empresa, o consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados, com a previsão de realização de um teste de formação até o final do ano.

petrobras
Anúncio da descoberta foi feito pela Petrobras nesta segunda (05) (Imagem: Simon Mayer/Shutterstock)

A estatal afirmou ainda que a atuação no Bloco Tayrona “está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria, assegurando o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética”.

A Colômbia é um dos cinco países em que a Petrobras desenvolve exploração e produção de petróleo ou gás natural para além do Brasil — junto com Argentina, Bolívia, Estados Unidos e São Tomé e Príncipe.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.