Mosaico grego retratando figuras mitológicas é descoberto

No mosaico, encontrado em excelente estado de conservação, é possível ver dois sátiros machos com caudas, chifres e orelhas pontudas
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 08/08/2024 08h18
casa-grecia-1-1-1920x1080.png
Imagem: Ministério da Cultura da Grécia
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Figuras mitológicas gregas representadas em um mosaico foram encontradas em um antigo prédio da cidade de Eretria, localizada na ilha de Eubeia. A região abrigou um antigo assentamento da Grécia antiga.

Mosaico foi encontrado em excelente estado de conservação

Os pesquisadores responsáveis pela descoberta dataram a casa do final do período clássico (meados do século IV a.C.), já que o piso de mosaico é semelhante ao encontrado em uma estrutura próxima conhecida como Casa dos Mosaicos.

O mosaico, que está em “excelente estado de conservação”, mede 1,13 metro de largura e foi feito com seixos de cores diferentes dispostos em um padrão para representar dois sátiros machos com caudas, chifres e orelhas pontudas.

Mosaico da Grécia antiga recém-descoberto (Imagem: Ministério da Cultura da Grécia)

O mais novo dos dois toca uma flauta dupla, enquanto o homem mais velho e barbudo dança ao som da música. O padrão colorido “dá realismo e vitalidade às figuras do show”, segundo um comunicado do Ministério da Cultura da Grécia.

Leia mais

Figuras mitológicas são representadas na imagem (Imagem: Ministério da Cultura da Grécia)

Relação com o deus do vinho e do prazer

  • Na mitologia grega, os sátiros eram “criaturas selvagens” que estavam “intimamente associadas a Dionísio”, o deus grego da fertilidade, do vinho e do prazer.
  • Além do mosaico, os pesquisadores desenterraram um “piso de argamassa elevado” que percorria três lados da sala.
  • É provável que o espaço fosse ocupado por homens para a realização de festivais e banquetes, semelhante ao que é retratado na imagem do mosaico.
  • No final do período clássico, “luxuosas casas particulares” tornaram-se mais comuns na Erétria.
  • Embora seja necessárias mais escavação, é provável que esta casa tivesse um pátio central semelhante aos de outras casas do assentamento.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.