Moradores de São Francisco levantaram preocupações sobre a poluição sonora causada pelos robotáxis autônomos da Waymo.

Os táxis sem motorista, que muitas vezes ficam estacionados perto de áreas residenciais, buzinam regularmente por volta das 4h da manhã no horário local, mas sem aparente motivo.

publicidade

O fato levou a perturbações significativas para os habitantes locais que vivem nas proximidades destes estacionamentos, que estão sofrendo com o barulho das buzinas e tendo o sono interrompido.

Sophia Tung, uma engenheira de software que mora em cima de um desses estacionamentos, expressou sua frustração com a perturbação causada pelos robotáxis da Waymo. Ela descreveu nas redes sociais como as buzinas constantes dos táxis dando ré e entrando/saindo a mantiveram acordada a noite toda.

publicidade

“A noite inteira eu ouvi o barulho dos carros da Waymo recuando e entrando ou saindo”, compartilhou Tung.

Waymo robotáxis
Moradores que estão perto dos estacionamentos da Waymo em São Francisco não estão conseguindo dormir (Imagem: Sundry Photography / Shutterstock)

Leia mais:

publicidade

Além da perturbação sonora, Tung também relatou um engarrafamento causado pelos robotáxis. Ela descreveu um cenário em que os táxis buzinavam uns para os outros e exibiam comportamento agressivo, deixando um atendente sem noção de como lidar com a situação.

Tung até transmitiu esse incidente ao vivo nas redes sociais sob o título “Quando são 4 da manhã, mas os Waymos estão ficando agressivos no estacionamento”.

Waymo se pronuncia sobre as buzinas de madrugada

  • Em resposta a essas reclamações, um porta-voz da Waymo reconheceu que seus carros podem buzinar brevemente enquanto rodam nos estacionamentos.
  • A empresa identificou o motivo dos veículos buzinarem desnecessariamente e está trabalhando para consertar.
  • Esta não é a primeira vez que os residentes de São Francisco expressam insatisfação com os veículos autônomos da Waymo.
  • As reclamações anteriores centravam-se em velocidades de condução lentas e brecagens abruptas que provocavam congestionamentos nas estradas.
Ciente do problema das buzinas, Waymo anuciou que uma correção chegará em breve – Imagem: Sundry Photography/Shutterstock