O trânsito é um problema em boa parte das grandes cidades, mas Los Angeles (EUA) pode ter solução para driblar isso. A desenvolvedora Archer Aviation, uma das gigantes do segmento de “carros voadores” (os eVTOLs), anunciou planos para uma rede de táxi aéreo já nos próximos dois anos no Estado da Califórnia, incluindo na cidade.

A companhia é uma das pioneiras no setor e, em junho, se tornou uma das duas únicas empresas que conseguiu certificação para operar o carro voador Midnight nos Estados Unidos. O documento é essencial para colocar o modelo em operação.

publicidade

carro voador Midnight, da Archer Aviation
Carro voador Midnight será o responsável pelo serviço de táxi aéreo na Califórnia (Imagem: Reprodução/Archer Aviation)

Archer Aviation é uma das pioneiras no setor de carros voadores

  • Em abril deste ano, a Archer Aviation finalizou o primeiro período de testes do eVTOL Midnight (conheça o modelo aqui). A sigla significa veículo de decolagem e aterrissagem vertical;
  • A intenção da companhia é utilizá-lo como táxi aéreo e substituir carros em viagens de 60 a 90 minutos, que passariam a levar 20 minutos;
  • Em junho, a empresa finalmente conseguiu a Certificação de Operador de Transporte Aéreo da Federal de Aviação dos EUA (FAA), etapa essencial para começar as operações comerciais da aeronave. Antes disso, a Joby Aviation era a única que tinha essa certificação (saiba mais aqui);
  • Em pouco tempo, a Archer Aviation deu passos largos e, na semana passada, anunciou os planos de expandir seu negócio de táxi aéreo para criar rede de mobilidade aérea no sul da Califórnia.

publicidade
Carro voador Archer Midnight
eVTOL da empresa é um dos dois modelos certificados para operação comercial nos EUA (Imagem: Divulgação/Archer Aviation)

Empresa quer rede de táxi aéreo na Califórnia

Em junho do ano passado, a companhia já havia anunciado acordo com a rede de terminais aeroportuários privados Signtarue Aviation para identificar oportunidades de implementar serviços de táxi aéreo ao redor dos Estados Unidos e do mundo.

Segundo o Eletrek, a rede de mobilidade é uma dessas oportunidades e deve começar a ser implementada em Los Angeles e arredores (região conhecida por trânsitos carregados e falta de transporte público).

publicidade

Os planos incluem vários vertiportos (espécie de heliponto ou aeroporto, mas para os eVTOLs) em áreas famosas da Califórnia, como o Aeroporto LAX, Hollywood e a Universidade da Califórnia. As viagens acontecerão no carro voador Midnight, justamente o que obteve certificação para os voos comerciais.

publicidade
Assim seria a rede de táxis aéreos da Archer Aviation na Califórnia (Imagem: Reprodução/Archer Aviation)

Leia mais:

Archer Aviation vai expandir alcance do táxi aéreo

Além da parceria com a Signature Aviation, a Archer Aviation já tinha se unido às companhias aéreas United Airlines e Southwest Airlnes para oferecer operações de táxi aéreo em Chicago e Los Angeles, respectivamente.

A empresa ainda compartilhou que está negociando com um clube da NFL (liga profissional de futebol americano no país), o Los Angeles Rams, para explorar oportunidades de ter ainda mais vertiportos em outros lugares da Califórnia, principalmente pontos importantes para o esporte na região (como os arredores dos estádios onde os times jogam).

De acordo com a Archer, o objetivo é ter rede de vertiportos estrategicamente posicionados para oferecer o serviço de táxi aéreo na cidade e diminuir o trânsito de carros.