A Archer Aviation, uma das gigantes do segmento de “carros voadores”, declarou nesta quarta-feira (5) que recebeu a Certificação de Operador de Transporte Aéreo da Federal de Aviação dos EUA (FAA) para iniciar operações comerciais. Um marco importante que apenas mais uma empresa do ramo conseguiu.

O principal táxi aéreo elétrico da empresa com sede em Santa Clara, Califórnia, é o “Midnight”. A aeronave pilotada leva quatro passageiros a bordo e consegue realizar voos consecutivos rápidos. O documento é mais um passo crucial para a aeronave decolar com os primeiros passageiros.

publicidade

Leia mais:

A Archer é uma das empresas que buscam revolucionar a mobilidade urbanas em cidades congestionadas com viagens aéreas de curta distância. Imagem: Divulgação/Archer Aviation

Este marco reflete a dedicação inabalável de nossa equipe à segurança e à excelência operacional ao erguermos um dos primeiros serviços de táxi aéreo elétrico do mundo para comunidades nos EUA com uma solução de transporte segura, sustentável e de baixo ruído”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer.

publicidade

Primeiros voos começam em 2025

Archer tem como meta iniciar os serviços em 2025. No ano passado, a United Airlines firmou uma parceria para serviços de táxi aéreo entre o Centro de Chicago e o aeroporto internacional da cidade (ORD).

Assista abaixo um dos testes de voo do Midnight:

publicidade

Vale mencionar que a Archer é apoiada por gigantes como Stellantis, maior acionista da empresa, a Boeing e a United Airlines. Até então, a única empresa com o mesmo certificado chamado Part 135 era a Joby Aviation, que recebeu sinal verde da FAA para operações comerciais em 2022.