O sindicato dos atores de Hollywood, SAG-AFTRA, anunciou um novo acordo com a plataforma de talentos online Narrativ nesta quarta-feira (14). O acordo permite que os atores vendam aos anunciantes o direito de replicar suas vozes usando inteligência artificial. As informações são da Reuters.

Com o aumento das preocupações sobre o uso indevido de suas imagens por IA, o sindicato visa garantir que os atores possam ganhar dinheiro com a tecnologia e ter controle sobre o uso de suas vozes digitais.

publicidade

“Nem todos os membros vão querer licenciar suas vozes digitais, e isso é compreensível”, disse Duncan Crabtree-Ireland, um representante da SAG-AFTRA. “Mas para quem deseja, agora há uma opção segura.”

Empresa faz intermediação entre artistas e IA

  • A Narrativ conecta anunciantes e agências com atores para criar anúncios em áudio usando IA.
  • Segundo o novo acordo, os atores podem definir o preço para o uso digital de suas vozes, desde que seja pelo menos o valor mínimo pago para comerciais de áudio pela SAG-AFTRA.
  • As marcas também precisam obter permissão dos artistas para cada anúncio que use a voz digital.
representação gráfica da emissão da voz
Alguns modelos de IA têm sido treinados pelas startups com vozes de artistas – Imagem: peterschreiber.media – Shutterstock

O sindicato elogiou o acordo como um passo importante para garantir o uso ético das vozes geradas por IA na publicidade.

publicidade

No início do ano, a atriz Scarlett Johansson chamou a atenção para os riscos quando acusou a OpenAI de usar uma réplica digital de sua voz sem permissão. A tecnologia também foi uma questão central na greve de Hollywood no ano passado, que foi a primeira greve simultânea de atores e roteiristas em 63 anos.

Leia mais:

publicidade

Recentemente, dubladores de videogames e artistas de captura de movimento entraram em greve devido a negociações fracassadas sobre proteções relacionadas à IA.

Além disso, foi proposta uma legislação chamada Lei NO FAKES no Congresso, que daria às pessoas o direito sobre suas vozes e imagens, tornando ilegal o uso não autorizado de IA para replicá-las.

publicidade

A SAG-AFTRA, a Motion Picture Association, a Recording Academy e a Disney apoiam a proposta. A proliferação de deepfakes, que são vídeos realistas gerados por IA, também tem gerado preocupações globais.

Ilustração de ondas de som saindo de boca de homem para simular sua voz
Uso de vozes de artistas nas IAs tem levado a discussões sobre ética e roubo de propriedade intelectual (Imagem: SvetaZi/Shutterstock)