A ideia de que os neandertais eram primitivos e cognitivamente menos desenvolvidos do que os humanos modernos tem sido contestada nos últimos anos a partir de diversas descobertas sobre os nossos antepassados distantes. A mais recente delas aponta que o Homo neanderthalensis era capaz de se adaptar ao ambiente.

Planejamento garantiu sobrevivência

Arqueólogos encontram milhares de artefatos datados entre 65 mil e 100 mil anos atrás, incluindo ferramentas de pedra e ossos de animais. A descoberta aconteceu em um antigo abrigo rochoso utilizado no passado e que foi recentemente localizado na região onde hoje fica a Espanha.

De acordo com os pesquisadores, esses ossos incluem os restos de muitos pequenos animais, revelando que os neandertais eram caçadores versáteis, capazes de adaptar seu estilo de vida à disponibilidade de alimentos.

A equipe afirma que os nossos antepassados “estavam explorando com sucesso a fauna circundante, caçando veados, cavalos e bisões, mas também comendo tartarugas e coelhos de água doce, o que implica um certo grau de planejamento. Eles sabiam claramente o que estavam fazendo. Eles conheciam a área e como sobreviver por muito tempo”. As conclusões foram descritas em estudo publicado no Journal of Archaeological Science.

Neandertais eram muito mais avançados do que pensávamos (Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock)

Neandertais tinham diversas capacidades

• Recentes descobertas apontam que os neandertais eram capazes de produzir ferramentas sofisticadas e decoravam seu ambiente com diferentes tipos de arte.
  • Além disso, eram exímios caçadores, até mesmo de grandes animais, como cavalos e rinocerontes.
  • Os neandertais foram extintos há cerca de 40 mil anos e a maior parte das marcas deixadas por estas populações não resistiram ao tempo, o que deixa diversas lacunas na nossa compreensão sobre a espécie.
  • Segundo este novo estudo, no entanto, o fato deles serem altamente adaptáveis pode fornecer novas pistas sobre o passado, inclusive sobre o que causou o seu desaparecimento.
  • Por isso, novas pesquisas serão realizadas nos artefatos descobertos.