Arqueólogos na Polônia localizaram uma bússola de cerca de 500 anos que pode ter pertencido a Nicolau Copérnico. O famoso astrônomo e matemático foi o responsável por desenvolver a teoria de que o Sol estava no centro do Universo.

Dispositivo era usado para medições em cartografia, geometria e astronomia

Segundo a equipe, o equipamento data do século XVI e foi localizado em uma rede de túneis subterrâneos sob os jardins canônicos da cidade de Frombork, onde Copérnico morreu.

publicidade

O dispositivo de metal de duas pontas também é conhecido como divisor e foi usado para medições precisas em cartografia, geometria e astronomia. Esta é apenas a terceira ferramenta do tipo encontrada no território onde hoje fica a Polônia.

Trabalho de escavações realizado no local (Imagem: reprodução/Warmian Exploration Group)

Análises confirmaram que a bússola era autêntica. A descoberta foi anunciada pelo Warmian Exploration Group. Em 8 de agosto, o dispositivo foi encaminhado para o Museu Nicolau Copérnico, onde está exposto ao público.

Leia mais

Nicolau Copérnico foi um famoso astrônomo e matemático (Imagem: Wikimedia Commons)

O enorme legado de Copérnico para a ciência

  • Além de propor que os planetas do sistema solar giram em torno do Sol, em oposição à Terra, Copérnico sugeriu que nosso planeta completa uma rotação em seu eixo por dia.
  • Ele também levantou a hipótese de que mudanças lentas na direção do eixo da Terra provocaram os equinócios.
  • O astrônomo e matemático viveu boa parte de sua vida em Frombork e foi clérigo da catedral de Frombork.
  • Durante a vida, ele também foi governador e administrador, jurista e médico.
  • Nicolau Copérnico morreu em 24 de maio de 1543, em Frauenburgo, no mesmo dia da publicação de sua obra “Da revolução de esferas celestes”.
  • Segundo a equipe de pesquisadores, a descoberta da bússola é de grande importância histórica porque é uma das poucas evidências diretas da aplicação prática da ciência por Copérnico.