Cientistas acabam de analisar um sistema estelar fascinante com dois planetas em órbita ao redor da estrela TOI-1408, que fica a 455 anos-luz da Terra. Utilizando o TESS (sigla em inglês para Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito), da NASA, em operação desde 2018, a equipe descobriu que o conhecido TOI-1408 b tem um companheiro menor,  TOI-1408 c.

Revelado em setembro de 2023, TOI-1408 b é um gigante gasoso com o dobro da massa e o dobro da largura de Júpiter. Esse planeta orbita a estrela hospedeira a uma distância de 8,5 milhões de km, completando uma volta a cada 4,4 dias terrestres. Sua proximidade com sua estrela o torna um típico “Júpiter quente”, com uma atmosfera predominantemente gasosa.

Já o companheiro recém-descoberto, TOI-1408 c, está mais perto da estrela, a apenas 5,3 milhões de km, e completa uma órbita em 2,2 dias terrestres. Diferentemente de TOI-1408 b, este é classificado como uma “super-Terra” ou “sub-Netuno”, com uma massa oito vezes maior que a do nosso planeta e uma estrutura provavelmente composta por uma mistura de gás e rocha.

Representação artística das órbitas de TOI-1408 b e TOI-1408 c em torno da estrela TOI-1408 b. Crédito: NASA

Descoberta de novo planeta no sistema TOI-1408 é uma surpresa

Judith Korth, da Universidade de Lund, na Suécia, que lidera a pesquisa, destaca a singularidade deste sistema. “Enquanto TOI-1408 b está muito próximo da estrela, TOI-1408 c orbita ainda mais perto, fazendo com que suas interações perturbem as órbitas de uma forma inédita”, disse ela ao site Space.com.

Ela ressaltou que a descoberta é inesperada, pois sistemas similares geralmente não apresentam planetas menores e menos massivos tão próximos de Júpiteres quentes.

Os dois planetas formam uma configuração orbital estável, com suas órbitas mantidas em uma proporção de 2:1. Isso significa que para cada duas órbitas de TOI-1408 c, TOI-1408 b completa uma volta ao redor da estrela. Esta dança rítmica sugere que o sistema tem uma configuração de longa data, provavelmente resultante do movimento dos planetas através do disco protoplanetário que existia ao redor da estrela durante sua formação.

O TESS tem sido fundamental na detecção de exoplanetas, tendo identificado mais de sete mil possíveis mundos desde seu lançamento. A estrela TOI-1408, com uma massa 1,3 vezes maior que a do Sol e uma vez o meia seu tamanho, é um alvo ideal para esse tipo de observação.

Representação artística das órbitas de TOI-1408 b e TOI-1408 c (não estão em escala). Crédito: NASA. Edição: Olhar Digital

Segundo os autores do estudo, disponível no repositório online de pré-publicação de artigos arXiv, a detecção de TOI-1408 c foi mais desafiadora devido aos trânsitos menos pronunciados e à variabilidade nos tempos de trânsito, causada pela interação gravitacional com TOI-1408 b.

Korth explicou que a equipe usou modelagem fotodinâmica para analisar as curvas de luz e dados de velocidade radial, o que ajudou a confirmar a presença de TOI-1408 c e a compreender as complexas interações no sistema. A equipe ainda investiga se há um terceiro planeta mais distante no sistema, embora eles considerem improvável que existam planetas dentro da órbita de TOI-1408 c devido à dificuldade de manter uma órbita estável.