Por que carro sedan não têm limpador de vidro traseiro?

A adição de um limpador traseiro em um sedan não é necessária na maioria dos casos e não compensa custos adicionais de produção e manutenção
Por Renata Mendes Gonçalves, editado por Bruno Ignacio de Lima 22/08/2024 05h20, atualizada em 05/09/2024 11h18
Imagem ilustrativa que mostra que sedan não tem limpador de vidro traseiro
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem gosta de carros e observa bem os detalhes já deve ter se questionado por que os modelos sedan, em sua maioria, não tem limpador de vidro traseiro. A resposta está na aerodinâmica.

Carros sedan geralmente não possuem limpador de vidro traseiro devido ao design aerodinâmico e à forma como a água escorre pelo vidro traseiro.

Por que carro sedan não têm limpador de vidro traseiro?

Nos sedãs, o vidro traseiro costuma ser inclinado de forma acentuada, o que permite que a água da chuva seja rapidamente direcionada para fora do vidro pela força do vento enquanto o carro está em movimento. Isso reduz a necessidade de um limpador traseiro.

O design aerodinâmico dos sedãs é pensado para que o fluxo de ar mantenha o vidro traseiro relativamente limpo durante a condução. O fluxo de ar geralmente empurra a água para fora do vidro, mantendo a visibilidade.

Em um sedã, o porta-malas é separado do vidro traseiro. Ao contrário de hatchbacks e SUVs, onde o vidro traseiro faz parte da tampa do porta-malas, nos sedãs ele é fixo e não se movimenta. Isso torna a adição de um limpador traseiro menos prática e menos necessária.

Leia mais:

A ausência de um limpador traseiro contribui para um visual mais limpo e sofisticado do carro, algo que os designers valorizam em sedãs. E além da estética, adicionar um limpador traseiro em um carro sedã aumentaria os custos de produção e manutenção. Como ele é considerado desnecessário na maioria das situações para esse tipo de veículo, as montadoras preferem não incluí-lo.

Os espelhos retrovisores laterais e o retrovisor interno são normalmente suficientes para garantir a visibilidade traseira em condições normais de direção, mesmo em dias de chuva.

Mas sim, existem alguns modelos de carros sedan que possuem limpador de vidro traseiro, embora isso seja raro. Esses casos são geralmente encontrados em sedãs de regiões onde o clima é mais severo, com chuvas intensas ou neve, que podem dificultar a visibilidade através do vidro traseiro, mesmo com o design aerodinâmico.

Em alguns modelos específicos, especialmente em mercados com necessidades diferentes, as montadoras podem adicionar esse recurso como uma opção ou equipamento de série.

Alfa Romeo 156 Sportwagon
Alfa Romeo 156 Sportwagon

Como curiosidade, veja exemplos de sedãs com limpador traseiro:

  1. Alfa Romeo 156 Sportwagon: embora seja uma versão perua do sedan 156, alguns modelos vieram com limpador de vidro traseiro, o que é uma exceção entre os sedans/peruas.
  2. Lada Priora: este é um modelo sedan russo que, em algumas versões, foi equipado com um limpador de vidro traseiro, considerando as condições climáticas rigorosas na Rússia.
  3. Subaru Legacy: alguns modelos do Subaru Legacy vendidos em mercados específicos, como o Japão e a Rússia, foram equipados com limpadores traseiros, especialmente para condições de neve.
Renata Mendes Gonçalves
Colaboração para o Olhar Digital

Renata Mendes é jornalista formada pela FIAM. Há 20 anos atua na área de Comunicação, desde os tempos da máquina de escrever até às plataformas digitais. Atualmente é colaboradora do Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.