Se você perdeu acesso ao seu perfil do Facebook e, um dia, resolveu revisitá-lo, pode ter descoberto que a tarefa não é tão simples. Usuários ao redor da internet reclamam há anos que a rede social da Meta impõe dificuldades na hora de recuperar o acesso, que vão desde atendimentos com robôs que não chegam a lugar nenhum até solicitações não respondidas.

O Facebook reconhece essas dificuldades, mas especialistas do setor deixaram claro: há um motivo por trás da dor de cabeça na hora de recuperar um perfil.

publicidade
Meta reconheceu dificuldade na recuperação de um perfil no Facebook (Imagem: Istockphotos/Kira-Yan)

Recuperar um perfil perdido no Facebook não é nada simples

Se você está na situação de tentar recuperar um perfil na rede social, boa sorte. A Meta, dona do Facebook, exige diversos procedimentos antes de liberar o acesso novamente, mas isso nem sempre dá certo.

Uma busca rápida no Google mostra que a dificuldade é compartilhada: tutoriais, dicas e conselhos de outros usuários mostram que a dor de cabeça não é única.

Um dos problemas nesse processo, além das etapas burocráticas, é que o Facebook usa uma combinação de funcionários humanos e robóticos no atendimento ao cliente. A parte difícil é chegar ao atendente humano.

Em alguns casos pode ser relativamente simples de conseguir sua conta de volta, mas em casos de bloqueio por “atividade incomum” e violação dos padrões do Facebook (como é comum em casos de invasão hacker), a plataforma não facilita a vida.

facebook
Usuários reclamam do processo de recuperação de perfis do Facebook, que nem sempre dão certo (Imagem: In Green/Facebook)

Dificuldade é proposital

Segundo Jon Clay, vice-presidente de inteligência de ameaças da empresa de segurança cibernética Trend Micro, ao Washington Post, os casos de recuperação são difíceis porque hackers querem ingressar nessas contas para espalhar golpes, links de phishing ou informações falsas.

Eles conseguem essas credenciais ora por meios ilegais (como phishing, vazamento de senhas ou compra de credenciais roubadas) ora pelos mesmos meios que usuários comuns usam para recuperar seus perfis perdidos. É por isso que o processo é tão complicado no Facebook.

O chefe de política de segurança do Facebook, Nathaniel Gleicher, explicou ao jornal americano que, mesmo assim, a recuperação precisa melhorar e as melhorias já estão em andamento. Ele não compartilhou nenhum tipo de detalhe ou cronograma para isso.

Gleicher também destacou que esse é um problema da indústria como um todo. Se houver mecanismos de segurança para recuperar um perfil, os invasores tentarão usá-los a seu favor.

Leia mais:

Recursos de segurança adicionais poderiam funcionar – mas não são bons para o Facebook

  • Bruce Schneier, especialista em segurança cibernética e professor da Universidade de Harvard, lembrou que um simples recurso de autenticação de dois fatores poderia resolver o problema da recuperação de perfis;
  • Como todo método, também há formas de hackers usá-las a seu favor, mas acaba sendo uma segurança adicional;
  • No entanto, essas etapas extra de segurança prejudicam a experiência do usuário na hora de fazer login, o que não é nada bom para os negócios do Facebook;
  • Para Gleicher, esse recurso adicional pode ser outro empecilho, principalmente para pessoas que trocam de número ou senhas com frequência;
  • Porém, como o Facebook não tem um concorrente à altura, os usuários acabam ficando presos: ou perdem o acesso de vez, ou continuam tentando (e possivelmente se frustrando).
Ataque hacker via Song_ about_summer/Shutterstock
Facebook lembrou: se você usa um recurso para recuperar sua senha, os hackers também tentarão usá-lo (Imagem: Song_ about_summer/Shutterstock)

O que fazer para recuperar seu perfil do Facebook

A experiência não é única para todos. Em alguns casos, é mais fácil de recuperar acesso ao perfil do Facebook do que outros.

Se esse não for o seu caso, o Washington Post fez um lembrete importante: sob hipótese alguma tente hackear o seu perfil perdido ou pagar uma pessoa para fazê-lo.

Alguns tópicos do Reddit ensinam um macete: enviar fotos do seu documento pessoal para o Facebook até sete vezes por dia, por quantos dias for necessário até receber uma resposta. Um porta-voz da plataforma negou que isso faz diferença (mas, na hora do desespero, vale tentar).

O Olhar Digital já deu algumas dicas de como recuperar seu perfil do Facebook e como entrar em contato com a rede social.