Setembro tem Superlua e equinócio: veja no Calendário Astronômico

Calendário Astronômico de setembro está recheado de eventos importantes, incluindo a primeira Superlua de 2024
Lucas Soares01/09/2024 06h00
lua-azul-1920x1080
Lua entra na fase cheia na segunda-feira (19) – ela será uma Superlua Azul? Crédito: kdshutterman - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estamos indo para o fim do ano, mas os eventos astronômicos não param. Em setembro, o Calendário Astronômico do Olhar Digital chega com destaque para a Lua Cheia deste mês, que dessa vez será uma Superlua.

É preciso salientar que todas as datas e horários informados têm como referência um observador baseado em Brasília (DF) e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com cada localidade.

Calendário astronômico de setembro

2 de setembro: Lua Nova às 22h56

11 de setembro: Lua Crescente às 03h06

17 de setembro: Superlua! De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa em até 24 horas antes ou depois de atingir sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).

Na Superlua de setembro, a fase cheia se inicia às 23h36 (horário de Brasília) do dia 17. O perigeu lunar será alcançado, por sua vez, às 10h22 do dia seguinte.  

18 de setembro: Um eclipse lunar parcial acontece neste dia. O evento, entretanto, não será visto no Brasil, apenas na Europa, África, América do Norte e parte da Ásia.

22 de setembro: Equinócio da primavera! 

Equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol está diretamente sobre a Linha do Equador. Por isso, os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e, assim, o dia e a noite têm a mesma duração em todos os lugares da Terra. É dessa particularidade que vem a palavra equinócio, que no latim significa “noite igual”.

24 de setembro: Lua Minguante às 15h52.

Leia mais:

24 de setembro: A SpaceX lança a missão Crew-9 tripulada para a Estação Espacial Internacional (ISS). A missão contaria inicialmente com quatro astronautas, mas o foguete deve decolar com apenas dois, deixando dois acentos na espaçonave para a dupla da Starliner, que ficou na ISS após problemas com a nave da Boeing.

Um foguete SpaceX Falcon 9 lançado em 3 de março de 2024, pela NASA do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, transportando a missão SpaceX Crew-8 da agência em órbita para uma missão à Estação Espacial Internacional.

Ainda este mês, mas sem data definida

Starship: O maior foguete do mundo pode decolar mais uma vez. Após um lançamento perfeito em junho, a SpaceX pode colocar a Starship no ar novamente, já que Elon Musk pretende lançar seu megafoguete pelo menos mais cinco vezes esse ano. Será que dá tempo?

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.