Representação artística de uma forte explosão solar sobre Vênus. Créditos: Triff - Shutterstock. Editado por Olhar Digital
Nos próximos dias, o campo magnético da Terra deve permanecer estável, já que nenhuma ejeção de massa coronal (CME) está direcionada ao nosso planeta. No entanto, várias explosões no Sol liberaram jatos de plasma na direção de Vênus.
De acordo com a plataforma de meteorologia e climatologia espacial Spaceweather.com, no domingo (1º), uma explosão ocorreu atrás do membro sudeste do Sol, gerando uma impressionante CME, que está em rota para Vênus, onde deve chegar na terça-feira (3).
Sobre as explosões solares:
Leia mais:
Este será o terceiro impacto consecutivo em Vênus, com cada um deles erodindo um pouco mais a fina camada de nuvens desprotegidas do planeta.
Do ponto de vista da Terra, a explosão foi registrada como uma erupção solar de classe M5.5, mas sua intensidade real pode ter sido de classe X (o tipo mais potente), já que o local da explosão estava oculto pelo Sol.
Atualmente, uma nova e complexa mancha solar está emergindo no membro sudeste do astro, possivelmente a mesma responsável pela explosão anterior, agora se voltando para a Terra.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de setembro de 2024 18:11