O Android 15 foi oficialmente lançado, mas, inicialmente, apenas para desenvolvedores, e já está disponível no Android Open Source Project.

A atualização começará a ser disponibilizada para dispositivos Google Pixel nas próximas semanas, com a promessa de chegar a outros dispositivos de marcas, como Samsung, Motorola, OnePlus e Nothing, nos próximos meses.

publicidade

O Android 15 se destaca por focar em melhorias na interação entre aplicativos e dispositivos ao invés de introduzir mudanças drásticas, como o iOS, da Apple.

Entre as novidades estão chaves de acesso de toque único, aprimoramentos na detecção de roubo, melhorias na multitarefa para dispositivos com telas grandes e a capacidade de restringir o acesso a determinados aplicativos.

android
Android 15 deve trazer melhorias na interação entre aplicativos (Imagem: Denny Müller/Unsplash)

Melhorias que o Android 15 deve trazer

  • Um recurso aguardado é a atualização do leitor de tela TalkBack, que, agora, possui integração com o Gemini, novo assistente de inteligência artificial (IA) do Google;
  • Esse aprimoramento permitirá a geração de descrições de áudio para imagens exibidas no dispositivo, oferecendo experiência mais acessível para usuários com deficiência visual;
  • Além disso, o recurso Circule para Pesquisar recebeu atualização significativa;
  • Agora, similar ao Shazam, ele permite que os usuários identifiquem músicas, fornecendo informações, como nome, artista e links para vídeos no YouTube, independentemente de a música estar tocando em um vídeo ou em alto-falantes próximos (leia mais aqui).

Leia mais:

A expansão dos alertas de terremoto é outro destaque. O Google ampliou esse recurso para todos os EUA e seis de seus territórios, utilizando dados do acelerômetro dos dispositivos Android para emitir notificações em áreas que não têm acesso ao sistema ShakeAlert. Isso adiciona camada extra de segurança, baseada na detecção de vibrações por meio de sistema de crowdsourcing.

Outras atualizações incluem a capacidade do Chrome para ler páginas da web em voz alta e suporte para Google Maps offline no Wear OS 5. Essas melhorias visam tornar a experiência do usuário mais integrada e acessível em ampla gama de dispositivos e situações.

android
Alguns recursos do Android vão passar a ser integrados com IA por meio da nova atualização (Imagem: rafapress/Shutterstock)