Toyota e BMW estão unindo forças no desenvolvimento de veículos com célula de combustível de hidrogênio. Um primeiro modelo da montadora alemã fruto dessa parceria sustentável deve ser lançado em 2028.

A ideia é padronizar componentes, criar um trem de força compartilhado e reduzir custos, além de expandir a rede de abastecimento de hidrogênio. Aliás, a falta de instalações para abastecer veículos a hidrogênio é um dos maiores entraves para a popularização desses modelos.

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Juntas para popularizar o hidrogênio

Toyota e BMW acreditam que a colaboração é fundamental para superar os desafios da infraestrutura. Consequentemente, tornando os carros a hidrogênio uma opção mais viável para os consumidores.

Apesar do potencial, a tecnologia ainda enfrenta outros obstáculos, como o alto custo do hidrogênio. Para se ter uma ideia do quanto tem sido complicada a popularização dos veículos dessa categoria, as vendas no primeiro semestre de 2024 nos Estados Unidos foram de apenas 322 unidades. Uma queda de 82% em relação ao mesmo período do ano passado.

Uma opção para metas climáticas

Baseada no uso de hidrogênio comprimido como combustível, tendo como única emissão vapor de água, a opção é considerada de grande valor sustentável. Várias montadoras recentemente aproveitaram a tecnologia por suas vantagens no desenvolvimento de veículos pesados e geradores de energia móveis – e como uma forma de fazer uma transição ainda maior dos veículos poluentes movidos a combustão e cumprir suas próprias metas climáticas.

A Toyota, em particular, é uma das poucas empresas que ainda vende veículos de passageiros movidos a células de combustível, como o Mirai. Já a BMW tem o iX5 Hydrogen, que foi apresentado como um modelo conceito e de demonstração, com a produção limitada iniciada em 2022 para testes em condições reais.

Via The Verge