Lançado na década de 1970, o VHS marcou diversas gerações ao popularizar quase pioneiramente o cinema em casa. Afinal, até então, o acesso a vídeos pessoais só era possível por meio de projetores antigos que funcionavam à base de enormes latas de fitas.

Com o advento do VHS, além de se tornar mais acessível, o espaço ocupado reduziu e surgiu a possibilidade de levar filmes lançados em salas de cinema para o conforto da casa dos consumidores. Entenda o que é um VHS e como funciona.

publicidade

O que é um VHS?

O VHS, ou Sistema Doméstico de Vídeo, pode ser conhecido como o pai do DVD, Blu-Ray e streaming. Afinal, ele foi o primeiro equipamento eletrônico a popularizar a reprodução de filmes no lar do consumidor.

Videocassete
magem: HomeArt / Shutterstock

Desenvolvido pela Victor Company of Japan (JVC), o VHS se tornou um padrão comercial para gravações analógicas em fitas de videotape. Durante os anos de 1970, o equipamento virou uma verdadeira febre por armazenar conteúdos de vídeo, como documentários e, principalmente, filmes que, até então, só era possível assistir no cinema.

Com o VHS, a própria televisão se beneficiou, ao passar a integrar em sua programação as famosas sessões de filmes, como conhecemos hoje.

Leia mais:

Outra função que marca muito as gerações que tiveram contato com o VHS era a função de gravar, que possibilitava salvar nas fitas desde um show ou programa preferido que estivesse passando na TV, copiar outra fita e reproduzir fitas com gravações caseiras feitas com filmadoras portáteis.

Como funciona?

As fitas VHS possuem um sistema de gravação e reprodução. Esse sistema modula a frequência do sinal de vídeo e áudio e grava na fita magnética. Durante a reprodução, o sistema inverte o processo. Ele lê o sinal da fita e o converte de volta em um sinal de vídeo e áudio. Geralmente, a TV exibe esse sinal por meio de um cabo do tipo RCA ou coaxial.

Fita de videocassete
Imagem: Gecko Studio / Shutterstock

O VHS liderou o mercado de vídeo residencial por anos, mas começou a declinar com a introdução do DVD em 1997. Em 2008, o DVD alcançou aceitação total e substituiu o VHS como formato de distribuição. A Funai Electric, que fabricava leitores de VHS, anunciou em 2016 que cessaria completamente a produção.

Ainda existe VHS para comprar?

Por ter si tornado uma peça de museu, hoje encontrar um VHS em bom funcionamento pode ser uma tarefa um tanto complicada. Porém, existem vendedores de marketplaces como o Mercado Livre que ainda vendem o equipamento, mas com preços fora do normal por ter si tornado uma peça de grande procura por colecionadores e não ter mais produção do mesmo pelas indústrias de eletrônicos.