Linhagem neandertal ficou isolada por impressionantes 50 mil anos

De acordo com cientistas, um pequeno grupo neandertal simplesmente não se misturou com a população em geral
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 12/09/2024 11h03
Imagem de um neandertal
(Imagem: Esin Deniz/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A análise de um esqueleto neandertal desenterrado na França revelou que o indivíduo pertencia a uma linhagem não descrita anteriormente. Este grupo teria se separado de outros neandertais há cerca de 100 mil anos, vivendo de forma isolada por um grande período de tempo.

Grupo vivia em caverna

  • Os restos mortais foram descobertos em 2015 dentro de um sistema de cavernas do Vale do Ródano, na França.
  • O local já era conhecido por abrigar o Homo sapiens primitivo
  • No entanto, um novo estudo mostra que a caverna também abrigou neandertais em um ponto diferente no tempo, entre 40 mil a 45 mil anos atrás, no final de sua existência como espécie.
  • Ao sequenciar seu genoma completo do esqueleto, os pesquisadores perceberam que o indivíduo não era como qualquer outro neandertal encontrado antes.
  • Apesar de sua idade aparente, sua composição genética estava mais intimamente relacionada aos genomas dos primeiros neandertais que viveram há mais de 100 mil anos, sugerindo que ele pertencia a uma população que permaneceu isolada por pelo menos 50 mil anos.
  • As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Cell Genomics.
Fóssil de neandertal foi encontrado em caverna (Imagem: Cell Genomics)

Leia mais

Não houve nenhum tipo de contato com outros neandertais

Para marcar seu significado, os pesquisadores chamaram o misterioso neandertal de “Thorin” em homenagem a um personagem do universo de J. R. R. Tolkien. Segundo eles, Thorin em O Hobbit é um dos últimos reis anões sob a montanha e o último de sua linhagem, enquanto Thorin, o neandertal, também representa o fim de uma linhagem.

As análises ainda confirmaram que o indivíduo vivia em um clima muito frio, tornando-o um neandertal tardio. Por razões que permanecem obscuras, no entanto, Thorin e sua população simplesmente não se misturaram com a população em geral.

Maxilar de neandertal Thorin (Imagem: Cell Genomics)

O mais curioso é que este grupo vivia muito próximo de outras comunidades neandertais. No entanto, elas teriam coexistido enquanto se ignoravam completamente. Os cientistas afirmam que seria quase inimaginável para o Homo sapiens manter esse nível de separação, mas talvez os neandertais não pensassem como nós.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.