Imagem: Porsche/Divulgação
A Porsche registrou uma patente inovadora para um motor de 6 tempos, que se desvia do tradicional funcionamento de 4 tempos, que inclui admissão, compressão, potência e escape.
A nova configuração introduz dois ciclos adicionais: compressão e potência, permitindo que o motor tenha duas fases de potência e duas de compressão por revolução do virabrequim. Isso promete não apenas maior potência, mas também uma eficiência potencialmente superior.
O design patenteado é complexo, incorporando um virabrequim que gira em um sistema de engrenagens planetárias, o que resulta em compressão variável e duas posições distintas de ponto morto superior e inferior para os pistões. Contudo, a patente não aborda questões críticas como vibrações, equilíbrio e faixas de RPM, essenciais para o funcionamento de motores complexos.
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Apesar das promessas de eficiência e emissões reduzidas, o futuro do motor de 6 tempos pode ser incerto, especialmente em um mundo que está rapidamente migrando para veículos elétricos. Assim, a viabilidade e a adoção dessa nova tecnologia continuam em questão.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de setembro de 2024 22:22