Jogo de tabuleiro de 4 mil anos é descoberto

Pesquisadores afirmaram que o jogo antigo era utilizando como forma de facilitar as interações entre diferentes classes sociais
Alessandro Di Lorenzo26/09/2024 06h00
jogo-tabuleiro-1-1920x1080.png
Imagem: European Journal of Archaeology
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores estão analisando uma série de artefatos associados a um antigo jogo de tabuleiro datado de cerca de 2000 a.C. Segundo eles, este é um dos objetos do tipo mais antigos já encontrados e pode revelar pistas de como os humanos interagiam há milhares de anos.

Jogo pode não ter surgido no Egito

  • Um grupo de arqueólogos encontrou seis desenhos esculpidos nas superfícies de rochas em vários locais na Península de Abşeron e na Reserva Gobustan, ambas no Azerbaijão.
  • Eles concluíram que estas marcas serviam como tabuleiro para o jogo conhecido como “58 buracos”.
  • Os locais, no entanto, desafiam as supostas origens do jogo.
  • Isso porque até agora se pensava que ele teria surgido no antigo Egito.
  • Esta questão segue sem resposta, mas os pesquisadores fizeram outras descobertas importantes.
Tabuleiros antigos criados em rochas (Imagem: European Journal of Archaeology)

Leia mais

Importância para as interações sociais no período

Em estudo publicado no European Journal of Archaeology, os pesquisadores concluíram que os artefatos do Azerbaijão provavelmente foram usados por pastores de gado e até por pessoas da elite do período. Por isso, a equipe afirmou que os jogos antigos eram uma excelente maneira de forjar laços sociais.

Em certos momentos da antiguidade, jogos específicos eram populares regionalmente, sugerindo que eles ajudavam a conectar culturas que interagiam regularmente umas com as outras. É o caso do “58 buracos”, que provavelmente serviu a esse propósito no segundo milênio antes de Cristo no Egito e no sudoeste da Ásia, uma vez que era o único jogo em toda a região.

Um dos jogos de tabuleiro mais antigos já encontrados (Imagem: reprodução/Metropolitan Museum of Art)

De acordo com o trabalho, “a rápida disseminação deste jogo atesta a capacidade dos jogos de atuar como lubrificantes sociais, facilitando as interações através das fronteiras sociais”.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.