Juiz dos EUA ordena Google a abrir loja de aplicativos para concorrência

Decisão do caso contra a Epic considerou o Google monopolista e estipulou prazo para que outras lojas de apps estejam operando no Android
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 07/10/2024 18h57
google
Imagem: Serhii Yevdokymov/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um juiz dos EUA, James Donato, ordenou que o Google reformule seu modelo de negócios de aplicativos móveis para permitir mais opções aos usuários do Android, seguindo uma decisão favorável à Epic Games, empresa fabricante do jogo virtual “Fortnite”. As informações são da Reuters.

A decisão exige que, por três anos, o Google não impeça o uso de métodos de pagamento alternativos e permita o download de lojas de aplicativos de terceiros.

A liminar também proíbe o Google de pagar fabricantes para pré-instalar sua loja de aplicativos e de dividir a receita com outros distribuidores. O Google anunciou que apelará da decisão e pedirá a suspensão da ordem até que o caso seja revisado pelo 9º Tribunal de Apelações dos EUA.

Leia mais:

Logo do Google Play em um smartphone segurado por uma mão
Google vai precisar adaptar regras da Play Store, permtindo que apps sejam baixados de lojas concorrentes (Imagem: sdx15/Shutterstock)

Mudanças na loja de apps do Google começam a valer em novembro

  • A Epic Games, que processou o Google em 2020 por práticas monopolistas, não comentou imediatamente sobre a decisão.
  • As ações da Alphabet caíram 2,5% após o anúncio.
  • O juiz determinou que um comitê técnico composto por membros da Epic e do Google será formado para implementar e monitorar as mudanças, que devem entrar em vigor em 1º de novembro.

Donato também rejeitou os argumentos do Google de que as mudanças propostas seriam onerosas e prejudiciais à privacidade dos usuários, afirmando que a empresa deve se adaptar após ser considerada monopolista.

Em um caso antitruste separado, o Google foi acusado de monopolizar a busca na web e enfrenta outra ação do Departamento de Justiça sobre seu domínio no mercado de publicidade digital. A empresa nega todas as alegações.

google
Caso antitruste da Epic contra o Google já durava anos – Imagem: Ian Dewar Photography/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.