Com mais de 1 km de altura, arranha-céu mais alto do mundo tem data para ficar pronto

Jeddah Tower, agora chamado JEC Tower, terá exatos 1,7 km de altura
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Lucas Soares 08/10/2024 06h50, atualizada em 08/10/2024 13h26
arranha-céu mais alto do mundo, o jeddah tower ou jec tower
Prédio sofreu com vários atrasos (Imagem: Divulgação/Jeddah Economic Company)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A empresa responsável pelo Jeddah Tower (ou Torre de Jedah) tem proposta ambiciosa: construir o arranha-céu mais alto do mundo, com mais de um quilômetro de extensão e superando o Burj Khalifa, atual detentor do título. O projeto está em andamento há mais de uma década na Arábia Saudita e sofreu com adiamentos.

Há cerca de um ano, a construção foi retomada (o Olhar Digital reportou aqui), mas, na época, não havia data de estreia para o edifício. Agora, a data de conclusão foi revelada, nesta semana, e está mais próxima do que imaginamos.

Arranha-céu supera o Burj Khalifa e será o mais alto do mundo (Imagem: Divulgação/Jeddah Economic Company)

Jeddah Tower será o arranha-céu mais alto do mundo

O arranha-céu mais alto do mundo já teve alguns nomes, como Kingdom Tower e Mile-High Tower. Atualmente, ele é conhecido como Jeddah Tower, mas passou por nova mudança: Jeddah Economic Company Tower (ou só JEC Tower).

O edifício, localizado na Arábia Saudita, terá altura de 1,7 km e se consolidará como o mais alto do mundo (quando ficar pronto).

O atual recordista é o Burj Khalifa, com 828 metros. Para se ter uma ideia, a extensão do novo arranha-céu será três vezes a altura da Torre Eiffel, mais de duas vezes a altura do Empire State Building e quase duas vezes a altura do One World Trade Center (o arranha-céu mais alto dos Estados Unidos).

Outro edifício de 1,6 km estava sendo planejado pela empresa Foster + Partners e poderia bater o recorde do JEC Tower, mas não há confirmação de que sairá do papel.

arranha-céu mais alto do mundo, o jeddah tower ou jec tower
Edifício terá o observatório mais alto do mundo (Imagem: Divulgação/Adrian Smith & Gordon Gill Architecture)

Edifício ganha data de estreia

O então Jeddah Tower retomou as obras em setembro do ano passado, depois de uma série de paralisações por problemas envolvendo a família do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Na época, eram apenas 60 andares e não havia previsão de finalização.

De acordo com o New Atlas, o empreendimento ganhou data para estrear: o arranha-céu deverá ficar pronto até 2028. O empresário saudita Alwaleed Bin Talal Al Saud confirmou a retomada das obras com vídeo publicado no X (antigo Twitter), com a legenda “Estamos de volta”.

Sua empresa, a Kindgom Holding Company, anunciou novo contrato com investimento de 7,2 bilhões riyal sauditas, ou mais de R$ 10,5 bilhões.

Leia mais:

Como é o arranha-céu mais alto do mundo

  • O JEC Tower tem formato triangular inspirado nas folhas dobradas de uma planta do deserto. Ele foi projetado por Adrian Smith, da AS+GG, que também está por trás do Burj Khalifa;
  • Ele fica na cidade portuária de Jeddah, no Mar Vermelho, e foi concebido para suportar os ventos sauditas a mais de 1 km de altura do solo. Há também detalhes para proteger o edifício do Sol;
  • A fundação é feita de concreto maciço, com 270 estacas escavadas a mais de 100 metros de profundidade no solo;
  • No interior, o arranha-céu conta com 157 andares e 59 elevadores. Ele terá espaço para hotéis, residências de luxo, escritórios e, ainda, contará com o observatório mais alto do mundo.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: