Galáxia de disco rotativo mais distante já vista desafia o que se sabe sobre o Universo antigo

A galáxia REBELS-25 é muito organizada para a época do Universo em que ela reside, apenas 700 milhões de anos após o Big Bang
Flavia Correia09/10/2024 14h48
galaxia-REBELS-25-1920x1080
Galáxia de disco rotativo encontrada no início do Universo desafia a nossa compreensão da rapidez com que as galáxias evoluem. Créditos: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/L. Rowland et al./ESO/J. Dunlop et al. Ack.: CASU, CALET
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Astrônomos identificaram a galáxia de disco rotativo mais distante já observada, chamada REBELS-25, que existia na infância do Universo.

Feita com o auxílio do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), a descoberta desafia teorias atuais sobre a formação galáctica. Segundo o conhecimento geral, as galáxias do Universo primordial eram caóticas e desordenadas. No entanto, REBELS-25 exibe uma estrutura e rotação organizadas muito mais cedo do que o esperado.

Jacqueline Hodge, astrônoma da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, e coautora do estudo que levou à descoberta, explica que a expectativa era encontrar galáxias primitivas pequenas e desorganizadas, como “trens descarrilados”. Essas galáxias primitivas tendem a se fundir ao longo de bilhões de anos, evoluindo lentamente para estruturas mais ordenadas, como discos rotativos. 

No entanto, a REBELS-25, com sua rotação e organização, apresenta uma evolução acelerada para uma forma mais ordenada, o que surpreende os pesquisadores.

A imagem à esquerda mostra como o gás frio está distribuído na galáxia REBELS-25 e apresenta indícios de uma estrutura em barra alongada no centro. A visão da direita mostra o movimento do gás frio na galáxia. O azul corresponde a gás que se aproxima da Terra enquanto o vermelho corresponde a gás que se afasta da Terra, com a tonalidade mais escura indicando um movimento mais rápido. Neste caso, a divisão vermelho-azul da imagem mostra claramente que o objeto está girando, o que faz da REBELS-25 a mais distante galáxia de disco rotativo descoberta até agora. Créditos: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/L. Rowland et al.

Leia mais:

Galáxia tão antiga com rotação ordenada é surpreendente

Aceito para publicação no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, o estudo revelou que a luz da REBELS-25 foi emitida quando o Universo tinha apenas 700 milhões de anos, o que é cerca de 5% da idade atual. 

Em um comunicado, Lucie Rowland, doutoranda na Universidade de Leiden e autora principal do estudo, diz que o fato de uma galáxia tão antiga já ter uma rotação ordenada é inesperado e desafia a compreensão tradicional sobre o tempo necessário para a formação de galáxias semelhantes à Via Láctea.

atacama
O Atacama Large Millimeter Array é um rádio-observatório constituído por um conjunto de 66 antenas. Crédito: ESO

REBELS-25 foi vista primeiramente em observações anteriores realizadas com o ALMA, mas a baixa resolução dos dados não permitiu confirmar a rotação. Investigações posteriores, também com o ALMA e em maior resolução, confirmaram a natureza rotativa da galáxia. Segundo Renske Smit, da Universidade John Moores, de Liverpool, na Inglaterra, esse é o único telescópio capaz de alcançar a sensibilidade necessária para esses detalhes.

Os dados indicam ainda que a galáxia REBELS-25 pode ter estruturas complexas, como uma barra central e até braços em espiral, embora mais observações sejam necessárias para confirmar essa hipótese. Descobertas futuras de galáxias rotativas no Universo primordial podem revolucionar o entendimento sobre a formação galáctica e a evolução do cosmos.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.