IA brasileira dá sugestões para evitar desperdício de alimentos

Chamada de Tedi, a IA fornece recomendações personalizadas sobre as melhores formas de armazenamento, receitas e consumo de alimentos
Alessandro Di Lorenzo09/10/2024 07h00
Imagem gerada por IA associando inteligência artificial com alimentos
(Imagem gerada com IA via DALL-E/Vitória Gomez/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O desperdício de alimentos é um sério problema e não parece ter uma fácil resolução. Mas talvez a tecnologia possa ajudar. Uma startup brasileira criou uma inteligência artificial que pode evitar um fenômeno chamado “cegueira da geladeira”.

Ideia é combater o desperdício

  • Muitas vezes nós abrimos a geladeira e, mesmo tendo várias opções ali, não encontramos nada para comer.
  • Isso é chamado de “cegueira da geladeira”.
  • Em resumo é o hábito de não ver ou ignorar alimentos, o que é considerado uma das causas do desperdício de alimentos.
  • Pensando em como resolver este problema, a Mercado Diferente, empresa brasileira que atua no setor alimentício, desenvolveu um assistente virtual chamado Tedi.
“Cegueira da geladeira” pode ser evitada (Imagem: shurkin_son/Shutterstock)

Leia mais

IA sugere receitas a partir dos alimentos disponíveis

A ferramenta usa IA e tem como objetivo extrair o máximo proveito dos produtos que os usuários têm em casa, evitando o desperdício e promovendo um consumo mais consciente. Para isso, a tecnologia fornece recomendações personalizadas sobre as melhores formas de armazenamento, receitas e consumo baseadas nos itens presentes na geladeira e despensa.

Cerca de um mês após o lançamento, o Tedi já atendeu quase 40 mil usuários, tendo sugerido mais de 58 mil receitas e trocado mais de 357 mil mensagens. Dentre os serviços disponibilizados, as receitas são as mais buscadas, representando 49% das solicitações. Na sequência aparecem os pedidos de informações e esclarecimentos, com 17,10%, e recomendações e sugestões, com 12,37%.

IA apresenta sugestões para os usuários através de mensagens no WhatsApp (Imagem: reprodução/Mercado Diferente)

Criamos uma ferramenta que visa empoderar os consumidores, promovendo um consumo mais consciente e sustentável ao reduzir o desperdício de alimentos. Trouxemos um jeito interativo para que as pessoas revejam as opções em suas geladeiras e encontrem novas possibilidades de consumo.

Eduardo Petrelli, CEO e cofundador da Mercado Diferente

A IA pode ser utilizada de forma gratuita por qualquer pessoa (clique aqui para acessar). No entanto, ela apresenta outras funcionalidades para quem é cliente da startup, como a opção de realizar compras diretamente pela plataforma de mensagens.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.