Tecnologia de baixo custo impulsiona Renault no mercado de híbridos

A sua tecnologia E-Tech vai impulsionando vendas e ajudam a montadora a se adaptar às novas exigências do mercado europeu
Leandro Costa Criscuolo14/10/2024 14h24
renault
Imagem: Anton Pentegov/Shutterstock
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O CEO da Renault, Luca de Meo, está apostando em uma tecnologia de caixa de câmbio de baixo custo, o sistema E-Tech, para se destacar no crescente mercado de carros híbridos na Europa, segundo apontam as informações da Reuters.

Apesar das dificuldades enfrentadas na venda de veículos elétricos caros, a montadora francesa registrou um impressionante aumento de 55% nas vendas de seus modelos híbridos, como o Clio e o Captur, tornando-se a segunda maior fabricante desse segmento, atrás apenas da Toyota.

A Renault sofreu perdas significativas em 2020, mas está mantendo suas metas de negócios em meio a um ambiente desafiador para a indústria automotiva.

Com uma capitalização de mercado de 11,6 bilhões de euros (cerca de R$ 70 bilhões), a montadora se mostra mais ágil que seus concorrentes maiores, mas também enfrenta uma vulnerabilidade maior em relação à crescente competição dos carros elétricos chineses.

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Aumento na venda de modelos híbridos da Renault foi significativo – Imagem: Sergio Photone/Shutterstock

O segredo do aumento das vendas de híbridos da Renault

  • O sucesso da Renault em híbridos é atribuído ao uso de uma tecnologia de transmissão simplificada, que reduz tanto os custos quanto o peso dos veículos.
  • Esta tecnologia conecta e desconecta as engrenagens sem a necessidade de baterias de sincronizadores.
  • Isso permite à empresa oferecer modelos híbridos mais acessíveis, que são menos poluentes do que os carros tradicionais, ajudando-a a cumprir as rigorosas normas de emissões de CO₂ da União Europeia.

Embora a Renault tenha avançado significativamente no mercado de híbridos, ela ainda precisa aumentar suas vendas de veículos elétricos para atender às novas regulamentações da UE, que exigem uma média de emissões de CO₂ de 94 gramas por quilômetro a partir do próximo ano.

Atualmente, as vendas de elétricos representam cerca de 12% do total, e a montadora precisa que essa proporção chegue a cerca de 20%.

Para manter seu impulso, a Renault planeja lançar novos modelos elétricos, como o SUV Renault 4, no Salão do Automóvel de Paris, além do recente lançamento do Renault 5.

Apesar dos desafios, a força da empresa em híbridos pode ajudá-la a navegar pelas dificuldades do mercado enquanto se adapta às novas exigências de mobilidade elétrica.

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Novos modelos elétricos já fazem parte do cronograma de lançamento da Renault – Imagem: nitpicker / Shutterstock.com
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.