Guerra dos Chips: Intel confirma demissões em massa nos EUA

Com 1.300 cortes de empregos, a gigante de semicondutores enfrenta desafios significativos enquanto busca reduzir despesas
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 18/10/2024 16h09
intel
Intel: Apropos/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Intel anunciou que demitirá 1.300 trabalhadores em Oregon, representando uma das maiores rodadas de demissões na história do estado. As informações são do Oregon Live.

Esses cortes equivalem a 1 em cada 18 empregados da Intel, a maior empregadora de Oregon. A empresa está em um esforço para reduzir 15.000 empregos devido à queda nas vendas e à concorrência crescente de rivais com tecnologias mais avançadas.

O objetivo da Intel é cortar US$ 10 bilhões em despesas no próximo ano, após uma queda de quase um terço em suas receitas desde 2021. A empresa, que já foi a maior fabricante de chips do mundo, enfrenta dificuldades para competir no crescente mercado de chips de inteligência artificial.

Número de cortes por departamento não foi divulgado

  • A Intel reconheceu a dificuldade das decisões, enfatizando que o foco é se tornar uma empresa mais ágil e sustentável a longo prazo.
  • Com 23 mil funcionários em Oregon, a Intel já havia registrado demissões voluntárias e aposentadorias antecipadas.
  • A empresa notificou as autoridades sobre as demissões para cumprir a legislação federal e não revelou o número de cortes por departamento, solicitando que as autoridades visitassem suas instalações para mais detalhes.
intel
Deixada para trás no mercado de chips, a Intel quer recuperar sua posição prestigiada – Imagem: canon_photographer/Shutterstock

Leia mais:

Além dos cortes, a Intel também recebeu US$ 8,5 bilhões em subsídios federais para estimular a produção de semicondutores nos EUA.

Apesar disso, os desafios enfrentados pela empresa podem impactar negativamente a indústria de semicondutores do Oregon, um setor crucial para a economia local. Enquanto a Intel considera reestruturar seus negócios, o estado continua buscando investimentos em pesquisa para manter sua liderança em tecnologia de chips.

intel
Intel passa por missão de reestruturar suas equipes – Imagem: JHVEPhoto / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: