Como escolher um roteador portátil

Veja nessa matéria o que levar em consideração na hora de escolher e comprar um roteador portátil, para encontrar a melhor opção
Por Camila Oliveira, editado por Layse Ventura 18/10/2024 01h00, atualizada em 04/08/2025 13h06
Roteador portátil Huawei via Sumber Gambar/reprodução
Roteador portátil Huawei via Sumber Gambar/reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ter um roteador portátil em viagens pode ser bastante útil, uma vez que permite que vários dispositivos se conectem à internet, mesmo quando se está em movimento. Por exemplo, é possível usar um roteador Wi-Fi em um carro para que smartphones, tablets e computadores acessem a internet.

O roteador portátil 4G, também conhecido como pocket router, é um dispositivo pequeno que distribui internet móvel para outros eletrônicos. Para usá-lo, não é preciso conexões por fio, como cabo coaxial ou fibra óptica. Geralmente, a bateria do roteador portátil é recarregável, e tem autonomia de até oito horas de uso.

Leia mais:

Se você decidiu que vai investir em um roteador para sua próxima viagem, seja pelo mundo ou pelo país, conheça alguns itens para levar em consideração ao escolher o modelo antes de comprar. Veja abaixo!

7 recursos para considerar antes de comprar um roteador portátil

1 – Tamanho e peso

A vantagem principal de um roteador de viagem é que ele é menor do que um comum, oferecendo as mesmas funções. Mesmo não tendo o mesmo alcance ou desempenho, seu tamanho vale a pena por facilitar o transporte.

O importante é encontrar um modelo que ofereça o melhor tamanho e funcionalidade, de acordo com as necessidades do usuário. Na maior parte dos casos ele deve caber na calma da mão.

2 – Vida útil da bateria

Alguns roteadores de viagem não é alimentada por bateria, e os modelos que contam com baterias internas geralmente são hotspots Wi-Fi móveis que aceitam cartão SIM, mas não funcional como roteadores completos. Há os dispositivos que são alimentados por USB, e você pode os conectar a um adaptador de parede, ao computador ou a um powerbank.

Por isso, é uma boa ideia adquirir um bom powerbank, porque ele pode fazer um roteador de viagem funcionar por dias se a capacidade for grande o suficiente.

Roteador portátil com SIM da Samsung via Unsplash
Roteador portátil com SIM da Samsung via Unsplash

3 – Ethernet

É importante ter um roteador de viagem que ofereça mais do que apenas Wi-Fi, portanto, verifique se há pelo menos algumas portas Ethernet.

Além de ser mais rápido e mais privado conectar seus dispositivos com Ethernet, é muito boa a possibilidade de conectar seu roteador em um quarto de hotel para que possa compartilhar a conexão de Internet com todos os dispositivos no seu quarto.

4 – Modo repetidor de Wi-Fi

Essa é uma das coisas mais úteis que um roteador de viagem pode fazer. Certifique-se de que o roteador é compatível com o modo repetidor de Wi-Fi, para que você possa aumentar a força de um ponto de acesso Wi-Fi que esteja muito distante para ter um bom sinal.

Isso acontece muito em hotéis com Wi-Fi de malha irregular, por exemplo. As antenas do roteador portátil são muito mais potentes (e maiores) do que as dos seus dispositivos, portanto, será mais fácil se conectar a um nó de Wi-Fi distante.

5 – Recursos de segurança

Ter um roteador de viagem é, em grande parte, uma questão de maior segurança para os seus dispositivos, já que o seu próprio Wi-Fi é criptografado, mas se você ainda estiver usando a Internet pública por meio do seu próprio roteador, ainda haverá algumas vulnerabilidades. Portanto, um roteador de viagem que possa executar uma VPN ou que tenha proteção integrada contra malware e um firewall robusto é realmente muito atraente.

6 – Desempenho

Há dois tipos de desempenho importantes quando se trata de qualquer roteador: a velocidade da rede das portas Ethernet e o Wi-Fi.

O ideal é não ter nada menos que gigabit Ethernet e Wi-Fi 6 ou 6E. Somente opte por algo mais lento por motivos importantes como um grande desconto ou algum outro recurso do roteador que seja mais importante para você do que a velocidade pura e simples.

O outro tipo de desempenho tem a ver com a velocidade do processador do roteador, a quantidade de memória que ele tem e assim por diante. Não é muito significativo insistir nos números ou nas especificações específicas, mas é útil saber se ele tem alta velocidade.

7 – Suporte a armazenamento USB

Por fim, um dos melhores recursos de qualquer roteador é o suporte a armazenamento USB. Isso significa que você pode se conectar a um disco rígido externo e fazer com que todos os dispositivos em sua LAN local compartilhem o conteúdo dele.

Roteador portátil Vivo/reprodução
Roteador portátil Vivo/reprodução

É como ter seu próprio NAS onde quer que você vá. Alguns roteadores também podem oferecer suporte a modems celulares USB ou, pelo menos, a modelos específicos. Isso significa que você não precisa usar seu telefone como ponto de acesso.


Camila Oliveira
Colaboração para o Olhar Digital

Camila Oliveira é jornalista desde 2012. Curiosa e inquieta, já passou por diversas editorias e também trabalhou em outras áreas. Hoje é colaboradora do Olhar Digital e escreve sobre o que mais gosta.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.