O ator Robert Downey Jr. disse que vai instruir seus advogados a processar executivos que usarem inteligência artificial (IA) para criar réplicas digitais dele. A fala ocorreu durante entrevista no podcast On With Kara Swisher, da New York Magazine.
O tema surgiu enquanto Kara e o ator conversavam sobre o tempo de Downey Jr. no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) como Tony Stark/Homem de Ferro. E ele pareceu confiar que a Marvel não recriaria seu Stark por meio de IA.
‘Pretendo processar futuros executivos apenas por especulação’, diz Robert Downey Jr. sobre réplica de IA
“Voltando ao MCU, não estou preocupado com eles sequestrando a alma do meu personagem“, disse o ator. “Há uns três ou quatro caras e moças que tomam todas as decisões lá. E eles nunca fariam isso comigo, com ou sem minha presença.“
Quando a apresentadora do podcast ponderou que “executivos certamente vão querer no futuro” recriar Downey digitalmente, o ator respondeu: “Você está certa.”

Gostaria de deixar claro que pretendo processar todos os futuros executivos apenas por especulação.
Robert Downey Jr., no podcast On With Kara Swisher, da New York Magazine
“Você vai estar morto“, observou Kara, ao que Downey respondeu: “Mas meu escritório de advocacia ainda estará muito ativo.“
Leia mais:
- Corrida das IAs pode criar uma crise do lixo eletrônico
- Quais são as principais empresas de inteligência artificial do mundo
- Marco Legal da Inteligência Artificial: entenda os 5 principais pontos
Robert Downey Jr. e IA

Antes de conversarem sobre cultura pop e o retorno iminente de Downey Jr. ao MCU, a apresentadora e o ator falavam sobre a estreia dele na Broadway com a peça McNeal. Escrita por Ayad Akhtar, o enredo explora a luta de um escritor contra o alcoolismo, abordando saúde mental e uma “fascinação pouco saudável pela inteligência artificial“.
“Não invejo quem se identificou excessivamente com o advento desta nova fase da era da informação. A ideia de que, de alguma forma, isso pertence a eles porque têm super startups é uma falácia“, disse o ator.
O problema é quando esses indivíduos acreditam que são os árbitros que gerenciam isso, mas, ao mesmo tempo, querem e/ou precisam ser vistos de maneira favorável. Isso é um erro colossal. Isso me desanima e me faz não querer me envolver com eles, porque não estão sendo verdadeiros.
Robert Downey Jr., no podcast On With Kara Swisher, da New York Magazine