Conheça o veículo que anda como um carro e voa como um avião

Após o primeiro voo bem-sucedido, o modelo de produção do Switchblade promete revolucionar o transporte com velocidade e autonomia
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 05/11/2024 17h41, atualizada em 04/12/2024 15h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há um ano, o Switchblade, um carro voador, fez seu primeiro voo real, avançando para a viabilidade no mundo real. Agora, seus desenvolvedores, a empresa de aviação Samson Sky, revelaram o design da versão de produção.

O Switchblade é um veículo de três rodas e dois lugares, que se move como um carro comum quando no modo terrestre, com suas asas e cauda dobradas. No solo, atinge até 201 km/h.

Ao chegar a um aeroporto, ele muda para o modo de voo, com asas que se abrem e a cauda se estende, em um processo que leva três minutos.

Leia mais:

O Switchblade tem capacidade de decolar e pousar como um avião – Imagem: Samson Sky

Capacidade do Switchblade

  • Com um sistema híbrido que usa gasolina comum, o Switchblade pode alcançar até 805 km com um tanque de 125 litros.
  • Após o voo, ele retrai suas asas e segue pelo solo até o destino.
  • Em novembro, o protótipo fez seu primeiro voo, atingindo 152 metros de altitude e permanecendo no ar por seis minutos. A versão final deve atingir 3.962 metros de altitude.

O novo design inclui hélices traseiras que se dobram na carroceria quando não estão em uso, ajudando a melhorar a aerodinâmica e permitindo uma velocidade de cruzeiro de 257 km/h. O objetivo é facilitar a produção, já que a empresa já tem 2.300 reservas em 57 países. O preço do Switchblade começará em US$ 170 mil (aproximadamente R$ 860 mil).

Samson Sky está construindo três novos protótipos para testes aéreos e terrestres nos próximos 18 meses.

A versão de produção do Switchblade no modo terrestre – Imagem: Samson Sky
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.