Blue Origin divulga imagens internas do voo espacial turístico NS-28

Nas imagens divulgadas pela Blue Origin nesta segunda-feira (25), seis turistas espaciais se divertem flutuando em microgravidade
Flavia Correia25/11/2024 20h10, atualizada em 27/11/2024 20h43
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na última sexta-feira (22), o foguete New Shepard, da Blue Origin, levou uma nova tripulação de turistas para um “rolezinho” no espaço. E a empresa acaba de divulgar imagens inéditas do voo, incluindo registros internos.

O veículo decolou do espaçoporto da Blue Origin em Van Horn, no oeste do Texas, às 12h30 (pelo horário de Brasília), com seis passageiros a bordo: Emily Calandrelli, mais conhecida como “A Garota Espacial”, o casal Sharon e Marc Hagle, Austin Litteral, James Russell e Henry Wolfond – conheça cada um deles aqui.

Foguete New Shepard rumo ao espaço durante a missão NS-28, lançada em 22 de novembro de 2024, pela Blue Origin. Crédito: Blue Origin

Publicado nas redes sociais oficiais e no canal do YouTube da Blue Origin, o vídeo tem quase dois minutos de duração e é narrado pelos tripulantes da missão NS-28. Embora tenha sido o nono voo turístico da empresa, foi o 28º lançamento do foguete New Shepard na contagem geral (somando tripulados e de carga).

Leia mais:

Relembre o 9º voo turístico da Blue Origin ao espaço

Poucos minutos depois da decolagem, houve a separação dos estágios do foguete, com o propulsor retornando na sequência em um pouso vertical perto do local de lançamento para poder ser reaproveitado.

Enquanto isso, a cápsula RSS First Step seguiu viagem para o espaço suborbital, atingindo a altitude máxima de 105 mil metros e proporcionando aos tripulantes visões únicas, além de alguns instantes de sensação de falta de gravidade.

Tripulantes do voo NS-28 dentro da cápsula RSS First Step, lançada na sexta-feira (22) pelo foguete New Shepard. Crédito: Blue Origin

Ao fim da rápida missão (com duração total de apenas 10 minutos), a espaçonave voltou à Terra e pousou com o apoio de paraquedas em uma área desértica próxima. Os tripulantes foram retirados da espaçonave pela equipe de resgate da Blue Origin quase 25 minutos depois do pouso, duração média padrão desse processo.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.