Módulo de pouso privado do Japão chega à Flórida para ser lançado à Lua

Depois de uma tentativa fracassada em abril de 2023, a empresa japonesa ispace planeja uma nova missão de pouso na superfície da Lua
Flavia Correia01/12/2024 17h42
modulo-de-pouso-lua-japao-ispace-1920x1080
O módulo lunar Resilience-Missão 2 sendo preparado para transporte de Tsukuba, no Japão, para a Flórida, de onde será lançado à Lua no ano que vem. Crédito: ispace
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após um pouso fracassado na Lua em abril de 2023, a empresa de exploração espacial ispace, do Japão, está se preparando para uma nova tentativa. 

De acordo com um comunicado, o módulo de pouso Resilience-Missão 2 chegou em segurança à Flórida na quarta-feira (27), para ser lançado em janeiro, a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, ainda sem data exata definida.

A tentativa anterior de pouso da ispace falhou devido a um erro no sensor de altitude, que confundiu a detecção de uma borda de cratera lunar com a superfície real, levando a espaçonave a acreditar que estava mais próximo da Lua do que realmente estava.

Ilustração artística do módulo de pouso Hakuto-R, da empresa japonesa ispace, que fez um pouso fracassado na Lua no ano passado. Crédito: ispace

O módulo foi retirado das instalações da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) em Tsukuba, no Japão, após passar por testes rigorosos, e transportado de avião de carga comercial para os EUA.

Segundo a ispace, a espaçonave levará o rover Tenacious, desenvolvido pela subsidiária da empresa em Luxemburgo, para realizar atividades científicas na superfície lunar.

Profissionais da ispace carregam o módulo lunar Resilience-Missão 2 em um contêiner de transporte em preparação para o envio para a Flórida. Crédito: ispace

Leia mais:

Empresa lançará outro módulo de pouso à Lua em 2026

De acordo com Takeshi Hakamada, fundador e CEO da ispace, a missão é o resultado de todo o aprendizado obtido com a falha anterior. Ele comemorou o sucesso no traslado intercontinental do equipamento. “Estamos satisfeitos que o transporte para o local de lançamento na Flórida tenha sido concluído com sucesso. O módulo de pouso está carregando não apenas a carga útil que nos foi confiada por nossos clientes, mas também a empolgação de muitas partes interessadas”.

Em paralelo aos preparativos finais dessa missão, a ispace também trabalha no desenvolvimento de um novo módulo de pouso maior, o APEX 1.0, com lançamento previsto para 2026.

Apoiada pela instituição financeira Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC), a missão Resilience integra o projeto da ispace que busca estabelecer uma nova economia cislunar, criando uma conexão sustentável entre a Terra e a Lua para promover a expansão da presença humana no espaço.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.