Ingerir mais frutas e vegetais reduz sintomas depressivos, revela estudo

Pesquisa com gêmeos sugere que uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a reduzir sintomas depressivos em adultos com mais de 45 anos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 10/12/2024 20h49
imagem mostra recortes e colagens que ilustram o cérebro humano e onde ele fica localizado na cabeça
Imagem: Josh Namdar/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores do Centro de Envelhecimento Cerebral Saudável (CHeBA) da Universidade de New South Wales (UNSW), em Sydney, conduziram um estudo com gêmeos para investigar a relação entre a ingestão de frutas e vegetais e os sintomas de depressão em adultos com mais de 45 anos.

Utilizando dados de quatro estudos longitudinais realizados na Austrália, Dinamarca, Suécia e EUA, a pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, analisou a dieta e os sintomas depressivos de 3.483 gêmeos ao longo de até 11 anos.

Os resultados mostraram que uma maior ingestão de frutas e vegetais estava associada a menos sintomas depressivos.

A ingestão moderada de vegetais também foi relacionada a uma redução nos sintomas depressivos, embora a ingestão de frutas não tenha mostrado o mesmo efeito.

Leia mais:

Estudo analisou sintomas de gêmeos por até 11 anos – Imagem: Dragon Images/Shutterstock

“As descobertas apresentam outro argumento para aumentar a ingestão de frutas e vegetais em adultos com mais de 45 anos”, disse a Dra. Annabel Matison, pesquisadora de pós-doutorado e principal autora do estudo.

Descobertas do estudo

  • Os pesquisadores observaram que, embora a ingestão “alta” de frutas e vegetais tenha trazido benefícios, ela ainda estava abaixo das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que levantou a questão de quais resultados poderiam ser obtidos se a ingestão fosse maior.
  • Os cientistas sugerem que os efeitos benéficos das frutas e vegetais na saúde mental podem estar relacionados ao microbioma intestinal, que desempenha um papel na inflamação e neuroinflamação, ambos associados à depressão.
  • O estudo, embora robusto, teve limitações, como a falta de dados sobre atividade física e o uso de questionários de autorrelato para medir dieta e sintomas depressivos.

Os pesquisadores, em conclusão, sugerem que os profissionais que tratam a saúde mental considerem monitorar a ingestão de frutas e vegetais, especialmente em pacientes com sintomas depressivos.

Além dos benefícios já conhecidos, ingestão de frutas e vegetais pode também ser um aliado para combater sintomas depressivos – Imagem: Adri Yadam Nasir/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.