Após quase um ano bloqueando recomendações de conteúdo político de contas não seguidas, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou que a Meta começará a incluir esse tipo de conteúdo nas recomendações tanto do Instagram quanto do Threads.
Essa mudança marca uma grande reviravolta em relação ao posicionamento de 2023, quando Mosseri havia defendido um ambiente mais livre de conteúdos políticos ou notícias polêmicas, visando criar um espaço de “conversas menos raivosas”.
No entanto, a nova abordagem de moderação da Meta, juntamente com as novas regras sobre o que os usuários podem compartilhar, está alterando essa estratégia, conforme Mosseri revelou em uma série de postagens no Threads.
Leia mais:
- Threads do Instagram: o que é, como criar uma conta e como usar o concorrente do Twitter
- Threads vs Twitter: veja as diferenças entre as duas redes
- Threads alcança 70 milhões de usuários e servidores seguem sem engasgar

Como será a mudança
- A partir desta semana, nos EUA, e na próxima semana globalmente, os usuários terão mais controle sobre as recomendações de conteúdo político,
- Quem usar as redes sociais vai poder escolher entre ver menos, o padrão ou mais conteúdo político.
- Mosseri admitiu que tentar evitar completamente o conteúdo político se tornou impraticável, pois traçar uma linha clara sobre o que é ou não político dificultou-se.
Ele também ressaltou que a ênfase em conteúdo político, especialmente no Threads, reflete uma mudança nas expectativas dos usuários, que, de acordo com Mosseri, antes se sentiam excessivamente expostos a esse tipo de material nas plataformas.
A mudança é vista como parte de uma resposta à crescente demanda por mais liberdade de expressão e uma maior diversidade de conteúdo político nas redes sociais.
