Imagem: Reprodução/Tesla Austrália
O primeiro carro elétrico a se tornar o veículo mais vendido do mundo está prestes a ganhar uma cara nova. Pelo menos para alguns mercados.
A Tesla já começou a vender o que eles vêm chamando de Novo Model Y na China, na Austrália e em outros países da Ásia e da Oceania. A previsão de entrega está para março.
Leia mais
Rumores sobre a atualização do EV ocorrem desde o começo de 2023. E, agora em 2025, o chamado “Projeto Juniper” finalmente saiu do papel.
Lembrando que o Tesla Model Y foi lançado em 2019 para 2020 e se tornou um fenômeno rapidamente. Em 23, o carro virou o primeiro elétrico da história a se tornar o veículo mais vendido do mundo. Alcançou a marca no 1º trimestre e depois consolidou no resultado anual.
No ano passado, o Model Y bateu na trave e foi ultrapassado em dezembro pelo Toyota Corolla, que é um velho conhecido dessas listas e ocupa o pódio há muitos anos. Mesmo assim, foi considerado o melhor carro do mundo por algumas revistas especializadas.
Vale destacar que essa atualização ocorre depois que a Tesla sofreu sua primeira queda anual nas vendas desde que a empresa começou a produzir carros em massa, em 2012.
Essa diminuição nas vendas ocorre em um momento de crescimento das montadoras chinesas, principalmente a BYD. BYD que vendeu mais EVs no quarto trimestre de 2024 do que a Tesla.
O curioso é que o melhor desempenho da empresa de Elon Musk continua sendo na própria China – e é justamente por isso que o Novo Model Y estreou primeiro no mercado asiático e da Oceania.
Não há informações sobre quando o veículo remodelado virá para o Ocidente. A tendência é que isso ocorra a partir do segundo semestre deste ano.
As informações são do The Verge.
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de janeiro de 2025 19:24