O Tesla Model Y, da montadora de Elon Musk, parece não cansar de bater recordes. Depois de se tornar o primeiro carro elétrico da história a ser o mais vendido no ano (em 2023), o modelo acaba de ser eleito o melhor carro elétrico de 2024 pela revista estadunidense Consumer Reports.

O Model Y já havia aparecido em primeiro em outros rankings, como na lista dos melhores carros para famílias, da também estadunidense AutoTrader.

Leia mais:

No total, dez veículos foram selecionados em diversas categorias pela Consumer Reports. Vários híbridos aparecem, mas o veículo da Tesla é o único 100% elétrico.

publicidade

A publicação elogia o espaço interno do sedã e também a autonomia, de mais de 530 quilômetros. Também cita a bateria SuperCharger, que, com apenas 15 minutos de carga, pode fazer mais de 200 quilômetros. Por fim, a revista fala do desempenho na pista e destaca que o Tesla pode fazer de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.

Lembrando que revista seleciona suas dez principais escolhas a cada ano. Os critérios adotados são: desempenho em testes de estrada, confiabilidade, satisfação do proprietário e segurança, como informa o InsideEVs.

Os outros carros da lista além do Tesla Model Y

  • O Tesla Model Y, como já dissemos, ganhou na categoria “Melhor Carro Elétrico”;
  • Entre os híbridos, quem levou a melhor foi o Toyota Prius;

Quinta geração do Toyota Prius
Expectativa é que modelo híbrido plug-in do Toyota Prius chegue ao Brasil, em 2024 (Imagem: Divulgação/Toyota)
  • O japonês Mazda 3 venceu entre os veículos considerados mais “populares”;
  • Nas categorias de SUVs pequenos, deu Subaru duas vezes;
  • O Subaru Crosstrek foi o “Melhor SUV Subcompato” e o Subaru Forester foi o “Melhor SUV Compacto”;
  • Entre os carros médios e sedãs, destaque mais uma vez para a Toyota, que levou o título com seu Camry Hybrid;
  • Na categoria das picapes, a escolhida foi a Ford Maverick;

Ford Maverick (Imagem: Divulgação/Ford)
  • Voltando a falar nos SUVs, o Toyota RAV4 Prime saiu vencedor na categoria “Melhor SUV Híbrido”;
  • Já o “Melhor SUV Médio” foi o Toyota Highlander;
  • Para fechar a lista, a BMW X5 foi eleita o “Melhor SUV de Luxo”.

BMW X5 estacionada na beira da rodovia num dia ensolarado
BMW X5 (Imagem: Divulgação/BMW)

Como é possível perceber, há muitas categorias de SUV. O estadunidense, assim como o brasileiro, gosta muito de carros grandes. Outro fato destacável é que a Toyota foi a maior vencedora do ranking, faturando quatro prêmios. A marca japonesa sempre figura na lista dos mais vendidos do ano; foi batida no ano passado apenas justamente pelo Model Y.

O Top-3 de mais vendidos em 2023

O Model Y teve mais de 1,2 milhão de unidades vendidas no ano passado em todo o mundo. Ele responde por duas a cada três vendas de carros da montadora de Elon Musk.

Dois Toyotas completaram o pódio: o RAV4 teve 1,07 milhão de unidades vendidas em 2023, enquanto o Corolla registrou 1,01 milhão de veículos comercializados no mesmo período.

Vale destacar que cerca de 1/3 das vendas do EV da Tesla ocorreram na China: foram mais de 456 mil unidades do Model Y comercializadas por lá.

O carro também foi bem na Europa, onde bateu a marca de 255 mil unidades emplacadas – ficou atrás apenas do Dacia Sandero.