Anatel bloqueia mais de um bilhão de chamadas abusivas por mês

Agência considera telemarketing abusivo o disparo de mais de 100 mil chamadas telefônicas por dia utilizando robôs
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 28/01/2025 00h51, atualizada em 28/01/2025 21h24
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, nesta segunda-feira (27), que bloqueou mais de um bilhão de chamadas abusivas disparadas por empresas de telemarketing por mês entre junho de 2022 e dezembro de 2024.

Na prática, cada cidadão receberia uma média de 743 ligações, de acordo com o documento “Combate às Chamadas Inoportunas”, apresentado ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust). As informações foram antecipadas pela Folha de S.Paulo.

A Anatel considera telemarketing abusivo o disparo de mais de 100 mil chamadas por dia utilizando robôs. A Anatel diz que tem conseguido interromper 85% das ligações indesejadas, mas admitiu que 15% delas ainda afetam os consumidores.

Mail de mil usuários foram bloqueados por práticas abusivas (Imagem: Kenstocker/iStock)

O relatório mostrou ainda que a prática rendeu 24 processos administrativos, com aplicação de R$ 32 milhões em multas. Até agora, 1.041 usuários de telecomunicações foram bloqueados por práticas abusivas, segundo o documento.

Leia mais:

Anatel aponta como combater o problema

  • Recentemente, a agência informou que vai passar a receber relatórios detalhados que poderão indicar abusos de empresas com chamadas indesejadas;
  • As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão de informar, mensalmente, os dados sobre o tráfego recebido;
  • Além disso, a Anatel aposta no programa Não Me Perturbe para que os consumidores bloqueiem ligações de empresas cadastradas. A plataforma já soma 12,5 milhões de números desde que entrou em operação, em julho de 2019;
  • O site Qual empresa me ligou? também pode ser utilizado para identificar o CNPJ e a Razão Social associados a determinados números de telefone;
  • A próxima iniciativa da Anatel é o Origem Verificada, ferramenta que vai permitir localizar a origem das chamadas.

Anatel aplicou R$ 32 milhões em multas por ligações abusivas (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.