Ficar imerso em água fria faz bem para a nossa saúde?

Estudo revela que a prática pode reduzir estresse e melhorar o sono, mas os efeitos são passageiros e dependem do tempo de exposição
Leandro Costa Criscuolo03/02/2025 07h00
água gelada
Imagem: Awa Mally/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A imersão em água fria, adotada por atletas e entusiastas do bem-estar, tem ganhado popularidade, mas seus benefícios ainda geram dúvidas. Um estudo abrangente da University of South Australia, publicado na PLOS ONE, analisou 11 pesquisas com 3.177 participantes para avaliar os efeitos dessa prática.

Os resultados sugerem que a imersão pode reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono e aumentar a qualidade de vida, mas esses efeitos são temporários.

Descobertas da pesquisa

  • A pesquisa revelou que os benefícios variam de acordo com o tempo de exposição. Por exemplo, a redução do estresse ocorre, mas apenas por cerca de 12 horas após a imersão.
  • Participantes que tomaram banhos frios de 20 a 90 segundos relataram uma leve melhora na qualidade de vida, mas esses efeitos desapareceram após três meses.
  • Em termos de saúde, o estudo observou uma redução de 29% nas faltas por doença entre aqueles que praticaram imersões regulares.
  • No entanto, os benefícios para a imunidade e o humor, frequentemente citados, não foram amplamente confirmados.
Benefícios da exposição em água fria foram identificados, mas efeitos podem não durar muito tempo – Imagem: Michele Ursi/Shutterstock

Outro ponto relevante foi o aumento temporário da inflamação causado pela imersão, o que, à primeira vista, pode parecer contraditório, já que banhos de gelo são usados por atletas para reduzir a inflamação muscular.

Leia mais:

Porém, essa inflamação inicial é uma resposta adaptativa do corpo ao frio, ajudando na recuperação, mas pode ser prejudicial para pessoas com condições de saúde preexistentes.

Embora os resultados sugiram potenciais benefícios da imersão em água fria, os efeitos são altamente dependentes do tempo e do contexto. O estudo destaca que, devido à falta de pesquisas de alta qualidade, é impossível determinar exatamente quem se beneficia mais e qual é a abordagem ideal.

Mais estudos de longo prazo e em populações mais diversas são necessários para entender melhor os efeitos duradouros e as aplicações práticas dessa prática.

Ainda que o estudo indique vantagens ao se banhar em água fria, resultados dependem muito do tempo em que prática é adotada – Imagem: Ben Schonewille/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: