Casa Branca pede colaboração dos cidadãos para projetos de IA

Plano do governo Trump para fortalecer EUA em inteligência artificial terá espaço para contribuições públicas
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 07/02/2025 03h20, atualizada em 30/07/2025 14h25
Fachada da Casa Branca
Medida foi sugerida no primeiro mandato de Trump (Imagem: Chiarascura/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Casa Branca está incentivando os estadunidenses a compartilharem suas ideias para o desenvolvimento do plano de inteligência artificial (IA) da administração de Donald Trump, com o objetivo de consolidar os Estados Unidos como líder global nesta tecnologia emergente, como aponta a Fox News.

Em janeiro, Trump assinou ordem executiva destacando o compromisso do governo com a liderança estadunidense em inovação tecnológica de IA. A ordem resultou na criação de Plano de Ação de IA, que será moldado com a contribuição do público.

Até 15 de março, os cidadãos podem enviar suas sugestões no site do Federal Register. O Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca está buscando contribuições de diversos setores, incluindo academia, grupos industriais, organizações do setor privado e governos estaduais e locais.

Leia mais:

A ideia é definir políticas que melhorem a posição dos EUA como uma potência de IA, ao mesmo tempo em que evitam regulamentações excessivas que possam prejudicar a inovação do setor privado.

Trump no palanque
Governo Trump quer ouvir sugestões em busca de garantir a liderança global em tecnologia (Imagem: mark reinstein/Shutterstock)

Governo Trump quer mais liberdade para IA

  • O plano da administração Trump visa fortalecer a competitividade econômica do país, promover a segurança nacional e garantir que a IA seja usada para o florescimento humano;
  • O governo enfatizou que sua abordagem à IA se baseia em princípios, como liberdade de expressão e liberdade tecnológica, em contraste com políticas anteriores;
  • Segundo o governo, a administração anterior impunha controle governamental desnecessário e dificultava a inovação.

O foco renovado em IA também é continuação das ações de Trump durante sua primeira administração, quando ele assinou a primeira ordem executiva sobre o tema, em 2019, e implementou medidas em 2020 para orientar as agências federais na adoção da IA para beneficiar a população estadunidense e aumentar a confiança pública na tecnologia.

Casa Branca
Governo dos EUA quer inteligência artificial como trunfo para fortalecer o país economicamente (Imagem: Andrea Izzotti/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.