Mudanças climáticas podem inviabilizar produção de chocolate, revela estudo

Pesquisadores concluíram que os maiores produtores de chocolate do mundo devem enfrentar ondas de calor constantes, prejudicando a produção
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Layse Ventura 16/02/2025 21h30
chocolate-1-1-1920x1080
Imagem: Gulsina/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O impacto das mudanças climáticas nas cadeias produtivas globais já é sabido. Também há diversos estudos que apontam que o aumento médio das temperaturas do planeta está afetando as plantações de cacau.

A produção de chocolate foi bastante prejudicada pelas recentes ondas de calor que atingiram países da África Ocidental, os principais produtores globais. Agora, uma nova pesquisa aponta que os impactos podem ser ainda maiores na região.

Ondas de calor já afetam principais produtores de chocolate

  • Países como Costa do Marfim, Gana, Camarões e Nigéria respondem por cerca de 70% da produção global de cacau.
  • Os produtores destes países têm lutado contra o calor, doenças e chuvas incomuns nos últimos anos.
  • Isso resultou na queda da produção e no consequente aumento dos preços do chocolate.
  • Mas não pense que o cenário deve melhorar.
  • Um novo estudo realizado pelo grupo de pesquisa independente Climate Central aponta que as ondas de calor se tornarão ainda mais frequentes na região africana.
  • Os maiores impactos devem ser registrados na Costa do Marfim e em Gana, que são justamente os dois maiores produtores de cacau.
Plantações de cacaus sofrem com as altas temperaturas (Imagem: Clark Ahlstrom/Shutterstock)

Leia mais:

Altas temperaturas prejudicam a produção

Usando dados observacionais de 44 áreas produtoras de cacau na África Ocidental e modelos de computador, os pesquisadores compararam as temperaturas atuais com as projeções futuras. Eles concluíram que as regiões citadas podem enfrentar temperaturas superiores a 32 ºC.

As marcas seriam atingidas entre outubro e março e ficariam acima dos níveis considerados ideais para os cacaueiros. Em outras palavras, isso poderia comprometer significativamente a produção de cacau e de chocolate.

Chocolate
Prepara-se! Chocolate pode ficar ainda mais caro e a culpa é do clima (Imagem: Nik Merkulov/Shutterstock)

Outros fatores também estão prejudicando a atividade e causando aumento nos preços dos produtos. É o caso de infestações de cochonilhas, um inseto capaz de devastar as plantações, bem como padrões de chuva irregulares.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.