Cartão de crédito: números e senhas podem sumir em breve

Mastercard aposta em tokenização e biometria para acelerar a segurança e conveniência nos pagamentos digitais até 2030
Leandro Costa Criscuolo20/02/2025 16h43, atualizada em 21/02/2025 18h47
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Imagem: hodim/Shutterstock
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Você já esqueceu sua senha do cartão de crédito? Pois é, acontece com todo mundo! O contratempo, mais comum do que gostaríamos, pode estar chegando ao fim nos próximos anos. Ao menos, no que depender da Mastercard, gigante dos pagamentos por cartão.

A ideia da empresa é eliminar o uso de senhas e os 16 dígitos fixos dos cartões – conhecidos como PAN (Primary Account Number). No lugar, entraria a tokenização, que substitui os números por um código temporário válido apenas para uma transação.

Segundo Marcelo Tangioni, o presidente da Mastercard no Brasil, a tecnologia da tokenização já é usada em cerca de 40% das transações no Brasil, com a meta de chegar a 100% até 2030.

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Imagem mostra a ponta de um cartão de crédito físico, com a bandeira da Mastercard
A Mastercard quer, daqui cinco anos, acabar com as senhas ou o número do cartão de crédito – Crédito: garmoncheg/Shutterstock

Além da tokenização, a empresa investe na autenticação biométrica, como reconhecimento facial ou digital, para substituir as senhas tradicionais, acabando com a necessidade de inserção manual dos dados do cartão e o uso de senhas.

Combinando a tokenização com a autenticação biométrica, a empresa criaria um pagamento seguro e sem interrupções, melhorando a segurança e experiência do usuário, tudo isso em um cenário atual em que as transações digitais cresceram sete vezes mais que as físicas.

Três pilares de pagamento

  • Os investimentos da Mastescard se focam em três pilares para melhorar o sistema de pagamentos.
  • “Click to pay”, que armazena dados de cartões de forma criptografada e, assim, permite a finalização de compras com poucos cliques;
  • “Passkey”, que é justamente o sistema de autenticação biométrica;
  • Por fim, o de pagamentos B2B, em verticais como PMEs, viagem/entretenimento e B2B* (pagamentos das empresas para fornecedores).
CEO da Mastercard comentou sobre as estratégias da empresa para trazer mais segurança e praticidade aos pagamentos com cartão – Imagem: Emagnetic/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.