Imagem: hodim/Shutterstock
Você já esqueceu sua senha do cartão de crédito? Pois é, acontece com todo mundo! O contratempo, mais comum do que gostaríamos, pode estar chegando ao fim nos próximos anos. Ao menos, no que depender da Mastercard, gigante dos pagamentos por cartão.
A ideia da empresa é eliminar o uso de senhas e os 16 dígitos fixos dos cartões – conhecidos como PAN (Primary Account Number). No lugar, entraria a tokenização, que substitui os números por um código temporário válido apenas para uma transação.
Segundo Marcelo Tangioni, o presidente da Mastercard no Brasil, a tecnologia da tokenização já é usada em cerca de 40% das transações no Brasil, com a meta de chegar a 100% até 2030.
Leia mais:
Além da tokenização, a empresa investe na autenticação biométrica, como reconhecimento facial ou digital, para substituir as senhas tradicionais, acabando com a necessidade de inserção manual dos dados do cartão e o uso de senhas.
Combinando a tokenização com a autenticação biométrica, a empresa criaria um pagamento seguro e sem interrupções, melhorando a segurança e experiência do usuário, tudo isso em um cenário atual em que as transações digitais cresceram sete vezes mais que as físicas.
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de fevereiro de 2025 18:47