Estudo traz possível tratamento promissor para o vírus Ebola

Pesquisa revela como um anticorpo bloqueia a infecção e pode revolucionar terapias antivirais com doses baixas e custo reduzido
Leandro Costa Criscuolo21/02/2025 19h12
ebola
Imagem: Arif biswas/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Imunologia de La Jolla (LJI) revelou importantes descobertas sobre o anticorpo humano mAb 3A6, que pode se tornar um componente essencial no tratamento do vírus Ebola. O estudo está publicado na revista Nature Communications.

Este anticorpo foi isolado de um sobrevivente do surto de Ebola de 2014-2016, e a pesquisa demonstrou que ele ajuda a bloquear a infecção ao se ligar a uma parte crítica da estrutura viral, chamada de “talo”.

Em testes com primatas não humanos, o mAb 3A6 mostrou ser altamente eficaz, mesmo em doses muito baixas, o que é promissor para a produção e o custo de tratamentos.

Leia mais:

Ebola
Testes com primatas mostraram resultados com bom potencial – Imagem: shutterstock/Motortion Films

Como o anticorpo funciona

  • Os cientistas utilizaram técnicas avançadas de imagem, como tomografia crioeletrônica e cristalografia de raios X, para observar como o mAb 3A6 se liga ao Ebola e interrompe o processo de infecção.
  • O anticorpo se prende ao “pedúnculo”, uma estrutura do vírus que é vital para sua entrada nas células hospedeiras.
  • Esse alvo é conservado entre diferentes cepas do Ebola, o que torna o mAb 3A6 uma ferramenta valiosa para terapias “pan-Ebolavírus”, ou seja, eficazes contra várias formas do vírus.

Além disso, a capacidade do mAb 3A6 de se ligar a essa região do vírus oferece novas perspectivas para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos mais eficazes para o Ebola e até para outros vírus com características semelhantes.

A pesquisa não só melhora as estratégias terapêuticas, mas também pode resultar em terapias mais acessíveis e de baixo custo.

Cientista segurando frasco de laboratório e, ao fundo, desenhos de moléculas de vírus
Estudo pode abrir caminho para terapias de baixo custo eficazes contra o Ebola (Imagem: Oxana A/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: